A Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR, abre suas etapas territoriais em Valença, na próxima terça-feira, dia 17 de junho, das 08 às 18h.
A cidade sedia a etapa do Território do Baixo Sul no CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) em Saúde do Leste Baiano, antigo COESVA, no bairro da Bolívia.
Realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais – SEPROMI, a conferência marca o início de uma série de 11 encontros que ocorrerão nos próximos dias, em diferentes regiões do Estado da Bahia.
Com expressiva presença dos povos de terreiro, comunidades quilombolas, marisqueiras, pescadores e juventudes negras urbanas e rurais, o Território do Baixo Sul é reconhecido por sua diversidade étnico-racial e cultural.
O encontro reúne representantes da sociedade civil, de órgãos governamentais e de comunidades tradicionais para discutir e elaborar políticas públicas voltadas à equidade racial, justiça e reparação histórica.
Para participar, é necessário realizar a pré-inscrição por meio de formulário disponível na plataforma Google Forms. ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9PiwxOgZuIrn-s2wv0cr3KrEFiUyXnaJKb_6qBexoUz4q2Q/viewform )
A realização do encontro segue os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia e busca também fortalecer o Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
A programação da conferência inclui momentos de acolhimento, apresentações culturais, mesa de abertura com autoridades, leitura do regimento interno e uma palestra magna com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
No período da tarde, os participantes se dividirão em grupos temáticos para debater propostas em torno dos eixos de democracia, justiça racial e reparação.
O encerramento se dará com a plenária final, que inclui a votação das propostas prioritárias e a eleição das delegadas(os) para a etapa estadual, realizada de 20 a 22 de agosto, em Salvador.
Ao final do encontro, serão escolhidos nove representantes no território, sendo seis da sociedade civil e três do poder público, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Resolução nº 001/2025.
As diretrizes asseguram paridade de gênero, presença de mulheres negras, inclusão de jovens e pessoas idosas, além da garantia de representatividade de segmentos como quilombolas, povos de terreiro, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros segmentos historicamente menorizados.
“A expectativa é garantir uma escuta qualificada da população, de forma que todas as políticas públicas formuladas neste espaço sejam não só antirracistas, mas representativas, interseccionais e territorializadas. A escolha de Valença como sede da primeira etapa territorial reforça o papel estratégico da região com outros municípios do território e na articulação política e institucional em torno dos direitos destas comunidades ”, destacou a secretária da SEPROMI, Ângela Guimarães.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença