Ponto de Vista O seu portal de notícias

SMS beneficia mais de 26 mil cordeiros em ações de vigilância em saúde

Ao longo dos cinco dias de festa, 49 blocos foram inspecionados, resultando num aumento de 81% em comparação ao ano anterior, quando 27 foram checados pelas equipes

 

Foto: Divulgação

 

Reduzir riscos e prevenir acidentes relacionados ao trabalho temporário no Carnaval de Salvador é um dos objetivos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). As equipes têm percorrido os circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho) para inspeções de trios, blocos, bares, lanchonetes, restaurantes e camarotes.

Ao longo dos cinco dias de festa, 49 blocos foram inspecionados, resultando num aumento de 81% em comparação ao ano anterior, quando 27 foram checados pelas equipes. Já o número de cordeiros beneficiados pelas ações subiu de 15 mil para 26 mil, indicando um aumento de 71% comparado ao ano anterior.

Durante a abordagem junto aos profissionais temporários são avaliadas as condições de trabalho, a utilização de equipamentos de proteção individual, disponibilização de água e alimentação pelas empresas contratantes, além da análise das condições gerais do ambiente em que as atividades são desenvolvidas, como espaço adequado para circulação, fiações expostas e piso escorregadio. Nos cinco dias oficiais de folia, em 17 blocos e trios foram encontradas algumas dessas irregularidades: 13 instituições corrigiram as inconformidades antes do desfile e quatro foram notificadas.

Além disso, durante o trabalho das ruas, 19 crianças foram identificadas acompanhando os pais ou trabalhando ao longo do circuito. Essas famílias foram orientadas sobre o programa Salvador Acolhe, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), iniciativa que disponibiliza acolhimento temporário, alimentação e recreação para as crianças em cinco escolas. O programa conta com o apoio da SMS através de atendimentos clínicos, odontológicos e atividades educativas.

“O Cerest está nas ruas cuidando daqueles que aproveitam o Carnaval para fazer uma renda extra e, muitas vezes, em atividades que exigem sobrecarga de trabalho e muito esforço físico, por isso a importância de se avaliar as condições oferecidas para estes trabalhadores. As equipes fazem um trabalho de abordagem educativa, escuta sensível e de encaminhamentos, seja para a área da assistência como para os órgãos competentes”, afirmou o titular da SMS, Rodrigo Alves.

 

 

Tribuna da Bahia