Ponto de Vista O seu portal de notícias

Rui Costa e Jaques Wagner lideram corrida pelo Senado

O ministro Rui Costa e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, lideram as preferências da população baiana para o Senado

 

Foto: Reprodução/montagem CNN

 

O ministro da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa (PT), e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), lideram as preferências da população baiana para o Senado em 2026, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada ontem (24).

No levantamento, Rui Costa aparece com 43,8% das intenções de voto, seguido por Jaques Wagner, com 34%. Rui Costa foi governador da Bahia de 2015 a 2023, enquanto Jaques Wagner governou o estado entre 2007 e 2014, foi ministro-chefe da Casa Civil entre 2015 e 2016 e eleito senador em 2018.

A pesquisa foi feita em um cenário estimulado, no qual os entrevistados receberam os nomes dos candidatos e puderam escolher até dois deles.

Após os petistas, aparecem: João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro (PL), com 24,6%; Doutora Raissa Soares (PL), ex-candidata ao Senado, com 11,2%; Angelo Coronel (PSD), senador, com 11%; Adolfo Viana (PSDB), deputado federal, com 7,4%; Márcio Marinho (Republicanos), deputado federal, com 6,7%; e Marcelo Nilo (Republicanos), ex-deputado federal, com 5,3%.

Certame

Essa pesquisa sobre as intenções de voto para o Senado apimenta o cenário político baiano. Isso se dá, principalmente, pelo desconforto do senador Angelo Coronel, que já demonstrou insatisfação com a possível chapa “puro sangue” do PT, liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao lado de Rui e Wagner. Nas eleições de 2026, a Bahia terá duas vagas em disputa no Senado. Vale lembrar que, em um vídeo postado no Instagram, Angelo Coronel, acompanhado de sua esposa, Eleusa Coronel, ironizou a situação, afirmando que “tem gente querendo me passar rasteira”.

Recentemente, Rui afirmou já ter avisado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da possibilidade de disputar o Senado, mas que ainda “há muita conversa a ser feita” antes que uma eventual candidatura seja oficializada. O levantamento do instituto Paraná Pesquisas ocorreu por meio de entrevistas pessoais entre os dias 17 e 20 de março de 2025, com a participação de 1.640 pessoas em 65 municípios da Bahia. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

 

 

Tribuna da Bahia