A Lei Federal 15.100 de 13 de janeiro de 2025 dispõe sobre a utilização, “por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica”.
Dessa forma, nesta sexta-feira (07), a Secretaria de Educação recebeu representantes do Conselho Tutelar e Coordenadores Pedagógicos do município que passaram por uma formação acerca das diretrizes da lei.
Segundo o Conselheiro Tutelar, Cleyton Rodrigues, a “nomofobia, que configura o medo irracional de ficar sem o celular ou de não poder usá-lo”, é o grande causador de ansiedade e desconforto entre os estudantes em sala de aula.
A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Renata Magalhães, enfatizou a importância de termos consciência sobre o uso adequado dos dispositivos nas escolas, destacando que a legislação foi criada para beneficiar, e não prejudicar, os estudantes.
A formação também contou com a participação do palestrante Hélio de Cristo que, além de falar sobre a proibição, também destacou a possibilidade de utilizar os aparelhos eletrônicos em atividades pedagógicas.
SECOM PMV