Senador concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (25)
Foto: Romildo de Jesus
Em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (25), o senador Otto Alencar (PSD) anunciou que colocará em votação, no próximo dia 2 de abril, uma proposta de reforma eleitoral que visa alterar a quantidade de anos para mandatos. Segundo o parlamentar, o atual formato de eleições, a cada dois anos, coloca em risco a governabilidade e a estabilidade do Congresso Nacional, além de prejudicar a democracia.
“Se não acabar com eleição de dois em dois anos, esse formato vai acabar com o Congresso e com a democracia”, afirmou Otto Alencar, destacando que os parlamentares já estão sentindo os efeitos negativos dessa constante alternância eleitoral, que impede a continuidade de projetos de governo. O senador apontou que, em um período de apenas quatro anos, o Brasil tem três eleições – em 2022, 2026 e 2028 – o que gera um desgaste contínuo e torna difícil o exercício pleno da governança.
A proposta de reforma de Otto Alencar prevê que, em 2028, prefeitos eleitos em 2024 possam se reeleger por dois anos, com o objetivo de alinhar os mandatos ao ciclo eleitoral de 2030. A partir de 2030, as eleições seriam concentradas e os mandatos passariam a ser de cinco anos, com o intuito de dar mais estabilidade ao processo político.
“Vou defender isso pela democracia e pelo Congresso Nacional. Percebo que a população não vai suportar mais eleição de dois em dois anos”, disse o senador, ao pontuar que a proposta busca por uma solução para melhorar a governabilidade e a eficácia do sistema democrático.
Fonte: Metro1