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Motofaixa é autorizada em Salvador e deve reduzir acidentes

Conforme o superintendente de trânsito de Salvador, Décio Martins, a motofaixa será de grande contribuição para a promoção da segurança viária, principalmente dos motociclistas

 

Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

 

Salvador passará a contar com uma novidade que promete trazer benefícios para o trânsito: a motofaixa, um espaço destinado à circulação exclusiva de motociclistas. A primeira fase de implantação acontecerá na Bonocô (Avenida Mário Leal Ferreira), local onde é alto o índice de acidentes envolvendo o veículo de duas rodas.

De acordo com a Transalvador, a capital baiana é a terceira do país a ser autorizada a colocar a motofaixa pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), conforme publicação da Portaria 112 do Ministério de Transportes.

O objetivo do espaço exclusivo é, de fato, reduzir o número de acidentes com motos. A Transalvador registrou, somente em 2024, um total de 3.063 sinistros envolvendo motocicletas na capital baiana, com 84 vítimas fatais, sendo 61 delas motociclistas. Se comparado ao total de mortes no trânsito este ano (142 óbitos), 59% foram resultado de acidentes com motos, um número alarmante que exige soluções imediatas.

Conforme o superintendente de trânsito de Salvador, Décio Martins, a motofaixa será de grande contribuição para a promoção da segurança viária, principalmente dos motociclistas. Segundo ele, a iniciativa integra as medidas solicitadas pelo prefeito Bruno Reis e implementadas pelo órgão de trânsito.

“Uma medida que visa preservar vidas no trânsito e mantendo a capital baiana como uma das cidades brasileiras com o trânsito mais seguro. Com essa autorização que conseguimos junto à Senatran, a previsão é que em um mês a motofaixa já esteja em funcionamento na Av. Bonocô. Pretendemos implantar essa nova estratégia para outras vias da cidade”, afirma.

Na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Randerson Leal comemorou. “Precisamos agir para evitar que tantas vidas sejam perdidas nas grandes avenidas de Salvador. A Faixa Azul é uma medida urgente e necessária para organizar o fluxo de motos e criar um espaço seguro para os motociclistas. Não podemos aceitar que acidentes fatais continuem acontecendo por falta de medidas eficazes de segurança”, reforçou Randerson.

Estudos – O Senatran permitiu a implementação da faixa exclusiva para motos após a prefeitura de Salvador enviar estudos comprovando a necessidade e viabilidade do projeto. Ainda de acordo com o órgão de trânsito soteropolitano, a motofaixa funcionará em fase de teste nos dois sentidos da Bonocô. A via será demarcada com uma pintura no asfalto para que os motociclistas transitem com disciplina e segurança, respeitando o limite de velocidade .

Com a motofaixa, haverá a demarcação da via com pintura no asfalto para que as motos possam transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via. Mesmo com espaço segregado, os motociclistas têm de respeitar o limite de velocidade da via.

Motos aumentam – Ainda conforme Décio Martins, superintendente da Transalvador, houve um aumento exponencial no número de motocicletas na capital. Os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) confirmam: nos últimos cinco anos, a frota passou de 160.792, em 2020, para 215.393 motos emplacadas. O aumento é de 33%, sem considerar as motos que outros municípios que circulam pela cidade.

 

 

 

 

Tribuna da Bahia