Ponto de Vista O seu portal de notícias

Lula se reúne com o novo ministro da Comunicação em meio à onda de fake news sobre PIX

Reunião entre Lula e Sidônio Palmeira visa esclarecer informações sobre a nova normativa e combater desinformação. Ricardo Stuckert / PR

 

 

Em meio ao momento em que o governo tenta desmentir uma série de fake news sobre taxação do PIX, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá fazer uma reunião, nesta segunda-feira (13), com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira. O encontro terá a presença do secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, conforme noticiou o jornal O Globo.

Uma instrução normativa da Receita Federal faz com que órgão passe a receber informações sobre transações financeiras que ultrapassem R$ 5 mil mensais para pessoas físicas. A medida não se restringe apenas ao PIX, mas abrange todas as formas de movimentação financeira, incluindo TEDs, saques e depósitos.

Somente os bancos tradicionais eram obrigados a fornecer informações sobre as movimentações de seus clientes. A instrução normativa estende a obrigação também às operadoras de cartão de crédito, fintechs e às instituições de pagamento.

O presidente Lula e o ministro da Fazenda Fernando Haddad publicaram vídeos nas redes sociais para tentar conter as fake news.

“Tem uma quantidade enorme de mentiras, desde ontem, em todas as redes sociais, dizendo que o governo vai taxar o Pix. Eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix. O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. Vou doar R$ 1013 para resolver o problema da dívida do Corinthians. Estou junto com a torcida do Corinthians. Eu acredito no Pix, acredito no governo e nós não vamos taxar”, disse o presidente Lula nas redes sociais ao fazer doação para o time paulista.

“Imposto sobre o Pix, mentira. Imposto sobre quem quer comprar dólar, mentira. Imposto sobre quem tem animal de estimação, mentira”, cravou o ministro da Fazenda.

 

 

 

 

Fonte: Bnews