A Comenda 2 de Julho é uma distinção concedida a personalidades que se destacam em diversas áreas de atuação, especialmente aquelas que desempenham papéis significativos no desenvolvimento econômico e social da Bahia
Foto: Divulgação/Reprodução/Alba
Nesta quinta-feira (20), o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, foi agraciado com a Comenda 2 de Julho, uma das mais importantes honrarias do Estado da Bahia. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia e destacou a contribuição de João Martins ao setor agropecuário brasileiro, com especial ênfase em sua atuação na agricultura e pecuária do estado da Bahia.
O evento marcado pela presença de diversas autoridades políticas, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o Presidente do PL Bahia, João Roma e Presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de diversos estados do Brasil.
A Comenda 2 de Julho é uma distinção concedida a personalidades que se destacam em diversas áreas de atuação, especialmente aquelas que desempenham papéis significativos no desenvolvimento econômico e social da Bahia. Sugerida ao Legislativo baiano pelo deputado Manuel Rocha (UB), a entrega da comenda reconhece o trabalho importante de João Martins no fortalecimento da agricultura e pecuária, setores fundamentais para o desenvolvimento do estado e do país.
Natural de Feira de Santana, João Martins é formado em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui uma trajetória notável. Ele é fundador da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (ABAC). Sua longa trajetória no setor também inclui sua atuação como diretor e 1º vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), além de ter sido presidente da Faeb de 2000 a 2018. A partir de 2012, exerceu a 1ª vice-presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e, em 2015, assumiu a presidência da CNA, cargo que ocupa até hoje, consolidando sua liderança nacional no setor agropecuário.
Durante a cerimônia, o deputado Manuel Rocha expressou sua honra em ter proposto a entrega da comenda, destacando a importância de João Martins para a economia e para a agricultura baiana e brasileira. “Ao longo de mais de 50 anos João Martins tem contribuído pro desenvolvimento do setor agropecuário na Bahia e Brasil. Muito cedo foi a voz ativa dos produtores rurais levando a pauta e a defesa do setor produtivo para a assembleia. A voz de João é uma inspiração para uma geração de todos os produtores rurais, é motivo de orgulho. Por isso, é uma honra estar aqui hoje realizando essa homenagem e reconhecendo seu trabalho”, afirmou o deputado.
“Através da atuação de João Martins, levando capacitação, assistência técnica ao pequeno e médio produtor rural, ele ajudou a levar uma transformação no meio rural. Hoje o parabenizo pela sua iniciativa, pelo seu pioneirismo e pela formação de tantos líderes Brasil a fora”, completou Manuel Rocha.
Emocionado com a honraria, João Martins, discursou destacando a importância de sua trajetória e dos desafios enfrentados. “Quando tomei conhecimento da homenagem, me senti na obrigação de fazer uma retrospectiva da minha vida e do meu trabalho para saber se merecia a honraria. Revi minha juventude e início de carreira ao lado do meu pai, Acredito que o meu trabalho no Estado foi o que me projetou a ocupar a presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil”, declarou João Martins.
“Dedico um agradecimento a força conquistada pelo sistema sindical e sua credibilidade alcançada ao transformar ações em resultados em razão de um setor produtivo que é de grande importância. Tenho orgulho de ser brasileiro, mas ser baiano é a minha maneira de ser um bom brasileiro. Por essa razão, a Comenda 2 de Julho, que traz a data sagrada da Bahia é a maior homenagem que eu poderia receber”, ressaltou o homenageado.
A entrega da Comenda 2 de Julho fica marcada na vida de João Martins em um momento de celebração para todos que acreditam no poder transformador da agricultura e pecuária para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. A cerimônia também reflete o empenho e a dedicação de líderes que reconhecem a importância do setor e da atuação de grandes nomes da nossa sociedade.
Tribuna da Bahia