O governador Jerônimo Rodrigues destacou a autonomia da Casa e parabenizou o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes pela sua vitória
Foto: Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, ontem (4), a eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), realizada na segunda-feira (3). Durante uma entrevista coletiva, enquanto anunciava um pacote de investimentos para fortalecer a saúde pública nos municípios, o governador destacou a autonomia da Casa e parabenizou o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), pela sua vitória.
“Deixei uma mensagem ontem, parabenizando a toda a Assembleia. Agora eu acho que o ano legislativo começa. Gostei muito do processo como foi, como aconteceu. Acho que a Assembleia se mostrou soberana. Ninguém bota o dedo e não tem que botar o dedo de forma equivocada na eleição de um Poder. Aquele Poder são os deputados, os partidos políticos”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
“Eu fiquei muito feliz, gostei do resultado. Volto aqui a parabenizar o deputado Adolfo Menezes, toda a Mesa Diretora, o conjunto de vices e o conjunto de secretários. A representação ali eu vi muito claramente a oposição também tendo na sua proporcionalidade a presença. Desejar sucesso e amanhã vou voltar a parabenizar na mensagem”, acrescentou Jerônimo Rodrigues. Ao ser questionado sobre a ausência do PT na composição da Mesa Diretora, Jerônimo Rodrigues minimizou a situação e mencionou a “maturidade” do partido, que optou por garantir “tranquilidade” nos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia.
“Acho que o PT evoluiu bastante no sentido de dizer que o que a gente quer é uma tranquilidade na Assembleia. Os projetos que são debatidos, corrigidos, acrescentados, que vêm de lá para mim. Eu tenho nesses dois anos testemunhado uma atividade muito grande, tanto da oposição quanto da situação”, disse. “Então, é torcer para que os dois anos sejam de tranquilidade e muito trabalho na Assembleia, que os deputados possam fazer bastante pelos municípios que me apresentam”, continuou Jerônimo Rodrigues.
Eleição
Adolfo Menezes foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia para o biênio 2025-2026 com 61 votos. Ele já havia presidido a Casa nos biênios 2021-2023 e 2023-2025. O único voto contrário foi dado pelo deputado Hilton Coelho (PSOL).
A deputada Ivana Bastos (PSD), com 56 votos, foi eleita 1ª vice-presidente da AL-BA. As demais vice-presidências serão ocupadas por Marquinho Viana (PV), Hassan (PP) e Laerte do Vando (Podemos).
Na secretaria, as vagas ficaram para Samuel Júnior (1ª), Kátia Oliveira (2ª), Victor Azevedo (3ª) e Fabrício Falcão (4ª). Hoje (5), Adolfo deverá realizar uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos legislativos, às 10 horas, que contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Tribuna da Bahia