O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o governador Jerônimo Rodrigues participarão da Lavagem do Bonfim
Foto: Reprodução/Valter Pontes/Secom
Enquanto milhares de baianos e turistas celebram a tradição, a Lavagem do Bonfim deste ano promete ser um termômetro do cenário político local, com União Brasil e PT dividindo espaço nas ruas de Salvador em busca de apoio e protagonismo. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou ontem que o evento marcado para hoje deve reunir mais de 1 milhão de pessoas nas ruas da capital baiana. O tradicional cortejo sairá da igreja da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e seguirá até a igreja do Senhor do Bonfim, em um trajeto repleto de fé e celebração popular.
A festa, uma das mais emblemáticas da Bahia, ocorre três meses após as eleições municipais de outubro e marca o início de um novo ciclo político. Bruno, que foi reeleito no ano passado, destacou a importância do evento, que é organizado em parceria com a irmandade do Senhor do Bonfim.
“Está tudo pronto para a Lavagem do Bonfim. A festa é feita em conjunto, nós estamos organizando, o juiz da irmandade, Marcelo Sacramento, estava com a gente na África, lá decidimos os últimos detalhes. Vamos fazer uma caminhada com paz, tranquilidade e harmonia. Com fé em Deus teremos mais de 1 milhão de pessoas nas ruas. Vamos fazer uma caminhada para abrir os caminhos, destravar os caminhos”, declarou o gestor, em entrevista coletiva.
Ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto também confirmou presença no cortejo ao lado do aliado. A dupla pretende mostrar força política e articular alianças visando os próximos desafios eleitorais, como a eleição de 2026 – quando Neto deve ser candidato ao Governo do Estado.
Presença
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também estará presente no evento e promete mobilizar um grande grupo de apoiadores. A programação do chefe do executivo baiano começa às 7h30, com sua chegada à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Após a cerimônia inicial, o petista seguirá em cortejo até a Colina Sagrada do Bonfim, acompanhado por autoridades, secretários estaduais e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que ficou em terceiro lugar na corrida pela prefeitura no ano passado.
A presença de Jerônimo Rodrigues também será vista como uma demonstração de força política, já que ele deve tentar a reeleição em 2026 e busca apoio dos próprios aliados para se garantir na chapa. Uma mobilização estaria sendo feita entre os servidores de órgãos e secretarias do estado para garantir o maior número possível de apoiadores no bloco liderado pelo governador.
Tribuna da Bahia