Segundo a pasta, uma quantidade similar de vagas será oferecida também em 2026 e 2027, em conformidade com o que foi estabelecido no Plano Trienal do Fies.
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (2) que vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com a pasta, a seleção de candidatos será realizada em dois momentos distintos ao longo do ano. No primeiro semestre, serão disponibilizadas 67.301 vagas. Já no segundo semestre, o número de vagas oferecidas será de 44.867.
Além disso, uma quantidade similar de vagas será oferecida nos anos subsequentes, 2026 e 2027, em conformidade com o que foi estabelecido no Plano Trienal do Fies para o período.
Segundo o MEC, a medida visa garantir a continuidade e previsibilidade do programa de financiamento estudantil nos próximos anos.
O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas (veja detalhes mais abaixo).
O que é o Fies?
Por meio do Fies, é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.
Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Quem pode se inscrever?
Para se inscrever, o candidato precisa ter:
- participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
- alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
- renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.