
Criado pelas estudantes Ana Clara Santos Pereira e Ana Clara Santana Pereira, ambas de 18 anos e concluintes do curso técnico em Agroindústria, com a orientação das professoras Maysa Lobo e Rosilma Rodrigues, o projeto busca substituir os canudos plásticos descartáveis, grandes poluentes dos oceanos e ameaça à fauna marinha, por canudos comestíveis, feitos à base de chocolate ou frutas, que podem ser consumidos após o uso. “Nosso objetivo foi desenvolver uma solução inovadora e funcional, sem gerar impactos negativos ao meio ambiente. A criação dos canudos exigiu diversas etapas de pesquisa e testes, buscando um produto que fosse, ao mesmo tempo, sustentável e atrativo para o mercado. Optamos pelo sabor chocolate como principal por ser amplamente apreciado e por ter relação com a nossa formação no curso de Agroindústria, que possui foco na produção do mesmo”, afirmou Ana Clara Santos.
O projeto foi apresentado durante o Seminário Territorial da Educação Profissional e Tecnológica de 2024 e se destacou pela proposta criativa e sustentável, garantindo a classificação para o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, realizado em dezembro de 2024 na Arena Fonte Nova, em Salvador. “Participar do seminário foi uma oportunidade de divulgar nossa proposta e compartilhar com o público uma alternativa saborosa e que ajuda a cuidar do meio ambiente. O Encontro Estudantil do ano passado foi incrível. Foi muito legal poder compartilhar a nossa ideia com outros estudantes. A troca de experiências foi enriquecedora, conhecemos pessoas com projetos inspiradores e recebemos feedbacks valiosos que ajudaram a aprimorar ainda mais o Choconudo”, compartilhou Ana Clara.
Para o futuro, as estudantes pretendem ampliar o catálogo de sabores e aprimorar a durabilidade do produto. “Queremos desenvolver novas opções com sabores de frutas para agradar diferentes paladares. Além disso, estamos trabalhando para aumentar a conservação do canudo sem perder suas qualidades comestíveis, permitindo que ele se mantenha fresco e resistente por mais tempo, mesmo em ambientes quentes”, explicou.
A estudante destacou que o projeto pode servir de inspiração para outros estudantes da rede estadual por estar alinhado ao tema do ano letivo de 2025. “Acredito que o nosso projeto tem tudo a ver com o que foi proposto para este ano, pois une sustentabilidade, inovação e aprendizado prático. Espero que ele inspire outros estudantes a pensarem ‘fora da caixa’ e a perceberem que suas ideias também podem gerar impacto positivo no mundo”, concluiu.