Ponto de Vista O seu portal de notícias

Estoque crítico leva Hemoba a convocar doadores de todos os tipos sanguíneos

Como consequência da falta de bolsas de sangue disponíveis, está a suspensão de cirurgias programadas e de alta complexidade

 

Foto: Aline Santos/Ascom Hemoba

 

A época de férias escolares, viagens, feriados prolongados e as festas de final de ano contribuiu para a diminuição dos voluntários à doação de sangue e, atualmente, o estoque da Fundação Hemoba está me condições críticas para todos os tipos sanguíneos. Para agravar ainda mais o quadro, o aumento do fluxo nas estradas e o risco de acidentes de trânsito repercute na maior demanda de transfusões sanguíneas nas unidades hospitalares.

Segundo Margarete Mascarenhas, coordenadora de captação da Hemoba, a Fundação tem uma necessidade diária de estoques, que estão críticos por falta de doadores. “Diariamente a gente precisa de 250 bolsas coletadas para atender toda a rede pública do Estado. No caso Salvador e interior, seriam necessárias 500 bolsas para atender todos os hospitais da rede pública”, alerta, convocando a população para o ato voluntário de doação de sangue.

Como consequência da falta de bolsas de sangue disponíveis, está a suspensão de cirurgias programadas e de alta complexidade. Como ressalta Mascarenhas, “doar sangue não dói, doar sangue salva vidas e ajuda o próximo a realizar suas transfusões de sangue, transplante de órgãos, cirurgia cardíaca, dentre outros procedimentos”.

Conforme o Hemoba, a mulher pode doar sangue três vezes por ano e homem, quatro vezes por ano. Para realizar a doação, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos; além disso, menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos. O sangue doado pode ser usado para diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias. Para informações sobre os horários habituais de atendimento das unidades de coleta da Hemoba, consultar o site da Fundação: http://hemoba.ba.gov.br/.

Ainda de acordo com Margarete Mascarenhas, dentre as estratégias de parceria para captação de doadores está a presença do posto em grandes shoppings, como o Bela Vista (que agora conta com posto funcionando de segunda a sábado), além de hospitais, como o Roberto Santos e o do Subúrbio.

Fonte: Tribuna da Bahia