A Câmara Municipal de Salvador instalou, na manhã de ontem, as 13 Comissões Permanentes da 20ª Legislatura
Foto: Reprodução
A Câmara Municipal de Salvador instalou, na manhã de ontem, as 13 Comissões Permanentes da 20ª Legislatura. Essenciais para o funcionamento da Casa, os colegiados têm a responsabilidade de analisar e emitir pareceres sobre projetos em tramitação, além de promover debates e fiscalizar o Executivo. Cada comissão é composta por sete vereadores titulares e dois suplentes, obedecendo à representação proporcional dos partidos e blocos parlamentares.
Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, Sidninho (PP) foi eleito presidente, tendo Aladilce Souza (PCdoB) como vice. A posse ocorreu ontem. A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização será comandada por Daniel Alves (PSDB), com Paulo Magalhães Júnior (União) na vice-presidência. Já a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente terá Paulo Magalhães Júnior (União) como presidente e Rodrigo Amaral (PSDB) como vice.
A Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais será presidida por Hélio Ferreira (PCdoB), com Anderson Ninho (PDT) na vice-presidência. No colegiado de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor, Roberta Caires (PDT) assumiu a presidência, enquanto Jorge Araújo Repórter (PP) foi eleito vice. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais terá João Cláudio Bacelar (Podemos) como presidente e Marcelle Moraes (União) como vice.
Na Comissão de Educação, Esporte e Lazer, Cris Correia (PSDB) assumiu a presidência, com Téo Senna (PSDB) na vice. A Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social será presidida por Débora Santana (PDT), tendo Maurício Trindade (PP) como vice. Já a Comissão de Reparação terá Marta Rodrigues (PT) como presidente e Ireuda Silva (Republicanos) como vice.
Cézar Leite (PL) foi eleito presidente da Comissão de Assistência Social e Direitos das Pessoas com Deficiência, com Fábio Souza (PRD) na vice-presidência. No colegiado de Defesa dos Direitos da Mulher, Ireuda Silva (Republicanos) foi escolhida presidente, e Isabela Sousa (Cidadania), vice. Sílvio Humberto (PSB) comandará a Comissão de Cultura, tendo André Fraga (PV) como vice. Por fim, na Comissão de Legislação Participativa, Alex Alemão (DC) foi eleito presidente e Eliete Paraguassu (PSOL) assumiu a vice-presidência.
O presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), ressaltou a importância das comissões para o funcionamento do Legislativo, destacando seu papel na análise de projetos, promoção de audiências públicas e fiscalização do Executivo. O líder do governo, Kiki Bispo (União), enfatizou a responsabilidade dos colegiados na tramitação de matérias como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), destacando a necessidade de participação popular nos debates. Já a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB), celebrou o clima de unidade na instalação das comissões e defendeu a autonomia do Legislativo na busca por soluções para os desafios urbanos de Salvador.
Tribuna da Bahia