Ponto de Vista O seu portal de notícias

Caiado desembarca em Salvador antes de lançar pré-candidatura

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), decidiu antecipar sua vinda a Salvador para ampliar diálogos com empresários e políticos

 

Foto: Divulgação / Governo Goiás

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), decidiu antecipar sua vinda a Salvador para ampliar diálogos com empresários e políticos em busca de apoio à sua pré-candidatura à presidência da República em 2026. Inicialmente previsto para viajar na quinta-feira (3), ele embarca hoje (1º), três dias antes do evento oficial de lançamento de sua campanha, marcado para sexta-feira (4).

Com uma agenda já definida, Caiado será homenageado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e pretende estreitar laços com figuras influentes do estado. Sua intenção é se posicionar como uma alternativa à candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, visando conquistar espaço no cenário nacional.

A estratégia de prolongar sua estadia em Salvador busca aumentar sua visibilidade no Nordeste, onde o presidente Lula (PT) obteve uma votação expressiva em 2022. Na ocasião, Bolsonaro conquistou apenas 27% dos votos no 2º turno, demonstrando a dificuldade da direita na região.

Pressões

Apesar das pressões internas no União Brasil — que negocia uma federação com o PP — Caiado mantém firme sua intenção de disputar a presidência. Em Salvador, ele será recebido pelo vice-presidente do partido, ACM Neto, e pelo prefeito da cidade, Bruno Reis (União Brasil). Além disso, contará com uma comitiva composta por empresários goianos, prefeitos e deputados. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), já confirmou presença no evento.

Durante sua passagem pela capital baiana, Caiado também será agraciado com o título de cidadão baiano e a Comenda 2 de Julho em cerimônia na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O lançamento de sua pré-candidatura, inicialmente previsto para ocorrer no estacionamento da AL-BA, foi transferido para o Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio, uma medida tomada para evitar possíveis complicações com a Justiça Eleitoral.

Vale destacar que a trajetória de Caiado rumo à disputa presidencial não será simples. Ele enfrenta desafios internos no União Brasil, partido que tem alas divididas entre apoio ao governo Lula e fidelidade a Bolsonaro. Enquanto o grupo governista é liderado pelos ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a ala bolsonarista conta com os governadores Mauro Mendes (MT), Wilson Lima (AM) e Marcos Rocha (RO), além de parlamentares no Congresso.

A ausência de líderes dessas duas alas no lançamento da pré-candidatura já é esperada, evidenciando o cenário que Caiado terá de enfrentar para consolidar seu projeto eleitoral.

Integração

Na cerimônia de abertura do 1º Encontro Nacional de Integração do Associativismo, realizado nesta segunda-feira (31), na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), o deputado Eduardo Salles (PP) destacou a importância da articulação da sociedade civil organizada com o poder público para o fortalecimento do empreendedorismo na Bahia. O parlamentar, que representou a Assembleia Legislativa no evento a pedido da presidenta Ivana Bastos, ressaltou que a Casa Legislativa está alinhada no propósito de contribuir para o aumento dos investimentos privados na Bahia e potencializar a geração de renda.

“A Assembleia Legislativa é o palco das leis, então ali nós temos, vou citar um exemplo para você, uma lei do Código de Defesa do Contribuinte, que é uma lei muito importante, é uma lei que permite que todos esses entes da sociedade civil organizada possam discutir com o Estado, a nível municipal, estadual e federal, as ações que importam para o futuro desses empresários que eu digo todo dia, que são heróis da resistência. Vamos estar sempre aqui com os ouvidos atentos para tudo que se faça necessário levar, forjar em leis e depois a gente trazer para a sociedade com benefícios para a própria sociedade baiana”.

 

 

 

Tribuna da Bahia