Eleitores brasileiros têm mais “medo” de uma possível volta de Jair Bolsonaro (PL) à presidência do que de uma eventual reeleição de Lula
Foto: Stephanie Rodrigues/g1
Eleitores brasileiros têm mais “medo” de uma possível volta de Jair Bolsonaro (PL) à presidência do que de uma eventual reeleição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso é o que mostra a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada ontem.
O levantamento, que ouviu 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março, fez a seguinte pergunta: “O que te dá mais medo hoje: Lula continuar ou Bolsonaro voltar?”.
A resposta, para 44% dos entrevistados, um possível retorno de Jair Bolsonaro daria mais “medo”. Já para 41% dos eleitores escutados pela pesquisa Genial/Quaest, uma possível reeleição de Lula seria mais amedrontador. Vale destacar que, mesmo com a vantagem numérica para Lula, os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Lula seria reeleito em 2026
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito presidente do Brasil em todos os cenários projetados para as eleições de 2026, divulgou a pesquisa Genial Quaest. Além de se sair melhor na pesquisa espontânea, o presidente conseguiria a reeleição nos sete cenários hipotéticos de segundo turno que foram traçados pelo instituto.
Lula seria reeleito em cenários em que concorre contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Lula também ganharia reeleição contra adversários como os governadores de Minas Gerais e de Goiás, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), respectivamente.
Lula ganharia em todos os cenários na eleição de 2026
Mesmo com a queda na popularidade, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito presidente do Brasil em todos os cenários projetados para as eleições de 2026, de acordo com a nova pesquisa Genial Quaest, divulgada ontem. Além de se sair melhor na pesquisa espontânea, o presidente conseguiria a reeleição nos sete cenários hipotéticos de segundo turno que foram traçados pelo instituto.
A disputa mais acirrada seria um segundo turno entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a Quaest, o petista seria reeleito com 44% dos votos, enquanto Bolsonaro teria 40%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, o que significa que os dois candidatos podem ficar empatados no limite da margem. Diante da inelegibilidade do ex-presidente, a Quaest projetou segundos turnos entre Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em 2026. Nesta disputa, Lula seria reeleito com 44%, contra 38% da esposa de Jair Bolsonaro. O resultado é o segundo melhor para um oponente de Lula.
Mais uma figura da família Bolsonaro projetada pela Quaest em eventual segundo turno contra Lula foi o deputado federal licenciado Eduardo, um dos filhos. Em hipotético segundo turno de 2026, Lula venceria Eduardo Bolsonaro por 45% contra 34%.
Outro cenário projetado foi entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Neste caso, Lula venceria por 43% contra 37%.
Os governadores do Paraná, de Minas Gerais e de Goiás, Ratinho Jr (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), respectivamente, também perderiam para Lula em eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. Confira os resultados:
Tribuna da Bahia