Ponto de Vista O seu portal de notícias

Bahia registra saldo positivo de empregos formais em abril, aponta Caged

O resultado representa o quarto mês consecutivo de saldo positivo no emprego formal no estado

 

Foto: Reprodução

 

A Bahia registrou a criação de 14.353 empregos com carteira assinada em abril de 2025, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado representa o quarto mês consecutivo de saldo positivo no emprego formal no estado.

O dado corresponde à diferença entre 90.186 admissões e 75.833 desligamentos. A sistematização das informações foi realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O desempenho do mês superou o saldo de março, que foi de 10.731 postos, e ficou atrás apenas do resultado de janeiro no comparativo anual. Em relação a abril do ano passado, houve crescimento expressivo: foram 10.932 postos a mais neste ano.

Com o resultado, a Bahia passou a contar com 2.184.274 vínculos celetistas ativos, uma variação positiva de 0,66% em relação ao mês anterior.

Setor de serviços concentra maior número de novas vagas

Quatro dos cinco grandes setores de atividade econômica registraram saldo positivo em abril. O maior número de novas vagas veio do setor de Serviços, responsável por 7.850 postos. Na sequência, aparecem a Indústria geral (+2.712), a Construção (+2.304) e o Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.982).

Por outro lado, o setor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura apresentou saldo negativo de 495 vagas, sendo o único com redução líquida de postos formais no mês.

Bahia tem maior saldo absoluto no Nordeste

No cenário nacional, o Brasil registrou 257.528 novos empregos formais em abril, uma variação de 0,54% em relação ao estoque do mês anterior. No Nordeste, foram 45.642 novas vagas, com variação de 0,57%. A Bahia, com crescimento de 0,66%, superou os percentuais nacional e regional.

Todas as 27 unidades federativas do país registraram saldo positivo em abril. Em números absolutos, a Bahia teve o sexto maior saldo do país e o maior entre os estados nordestinos. Em termos relativos, o estado ocupou a nona posição nacional e a terceira na região.

Saldo acumulado em 2025 ultrapassa 46 mil vagas

No acumulado de janeiro a abril, a Bahia criou 46.450 empregos formais, o que representa um crescimento de 2,17% em relação ao estoque de vínculos celetistas do início do ano. O resultado também supera o do mesmo período de 2024, quando haviam sido criados 36.942 empregos.

No acumulado do ano, os setores que mais contribuíram para o saldo positivo foram: Serviços (+27.945), Indústria geral (+9.449), Construção (+6.485) e Agricultura e afins (+2.959). Apenas o setor de Comércio teve redução líquida, com 387 vagas a menos.

Para Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI, os números confirmam a continuidade de uma tendência positiva:

“A geração de postos de trabalho com registro em carteira na Bahia continua surpreendendo em 2025, visto que o saldo acumulado de janeiro a abril deste ano, com mais de 46 mil novos postos, supera o resultado do mesmo período do ano passado”.

Em termos nacionais, o país acumulou 922.362 novas vagas formais no mesmo período, crescimento de 1,95%. No Nordeste, o saldo foi de 78.567 empregos (+0,99%). A Bahia, portanto, teve crescimento proporcional maior que o das duas esferas.

Entre as 27 unidades federativas, 26 registraram saldo positivo no acumulado do ano. A Bahia teve o sétimo maior saldo absoluto e o maior da região Nordeste. Em termos relativos, ficou na 11ª posição nacional e na primeira posição entre os estados nordestinos.

A série histórica do Caged pode ser consultada no Painel do Mercado de Trabalho disponível na plataforma InfoVis Bahia.

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia