A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, ressalta que o termo vai permitir a realização de um trabalho na UTI Neonatal do Martagão Gesteira, com recursos provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Salvador assinou com a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição mantenedora do Hospital Martagão Gesteira (HMG), o termo de fomento do projeto Neo Proteção, visando garantir um ambiente seguro e adequado para a recuperação de recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital. A assinatura foi feita na tarde desta terça-feira (1º), na própria instituição, no Tororó, com os representantes do hospital e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, ressalta que o termo vai permitir a realização de um trabalho na UTI Neonatal do Martagão Gesteira, com recursos provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). “É muito importante ter mais um projeto para atender crianças de nossa cidade, crianças que efetivamente precisam desse serviço de forma especializada, e através do Martagão Gesteira, que é um hospital de referência e que traz os melhores resultados quando nós tratamos da questão da infância”, afirma Lordêlo.
Aquisição de equipamentos – Com duração de um ano, o projeto Neo Proteção será implementado pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil no bairro do Tororó. O repasse de R$158.308,36 será utilizado na aquisição de equipamentos para monitoramento e análise de incubadoras neonatais e leitos aquecidos no HMG, garantindo um ambiente seguro e adequado por meio de tecnologias avançadas para atender a um fluxo de 12 neonatos por mês na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utineo). A expectativa é alcançar 144 beneficiários ao fim do projeto, incluindo neonatos com faixa etária de zero a um mês de vida e bebês prematuros acima de 30 dias.
De acordo com o superintendente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Carlos Emanuel Melo, o fomento impacta em todo o funcionamento do hospital. “É fundamental, principalmente porque vem através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, e o propósito da nossa instituição é, literalmente, cuidar da saúde da mãe e da criança, então são propósitos intimamente relacionados. Essas ações que vêm sendo feitas através da parceria com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente vêm fomentar toda essa atividade que é feita aqui e por meio da qual conseguimos diminuir o abismo entre o que as crianças precisam e o que de fato elas têm. Então, esse é um esforço conjunto para garantir melhor acesso à saúde de qualidade, que é um direito básico da criança”.
“Para o CMDCA é uma conquista, uma alegria muito grande fazer a assinatura deste termo de fomento, porque o Martagão Gesteira é uma referência da área de saúde para a pediatria, então fortalecer o atendimento e o cuidado da primeira infância e da infância, numa parceria do Município de Salvador, do Conselho, enquanto entidade, e do Fundo da Criança, para atender toda a comunidade infantil, é um sucesso muito grande”, acrescenta a presidente do CMDCA, Dinsjani Pereira.
Tribuna da Bahia