Ponto de Vista O seu portal de notícias

Desrespeito a vagas especiais em Salvador continua gerando problemas para idosos

De acordo com dados da Transalvador, entre 1º de janeiro e o início de 2024, foram entregues 10.555 credenciais para idosos, 1.962 para PCD, 1.601 para lactantes e 959 para pessoas autistas

 

Foto: Romildo de Jesus

 

Apesar das resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que determinam vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência (PCD), o desrespeito a essas vagas continua sendo um problema nas ruas de Salvador. Mesmo com as penalidades previstas pela legislação, muitas pessoas ainda ocupam essas vagas sem a devida credencial, o que dificulta a mobilidade e o bem-estar dos cidadãos que realmente precisam desses espaços.

Em 2024, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) entregou mais de 15 mil documentos relacionados a vagas especiais. Desde o início deste ano, a autarquia facilitou o processo, permitindo que os cidadãos solicitem a credencial online, recebendo-a diretamente por e-mail, o que evita a necessidade de deslocamento até os postos de atendimento. Para solicitar a credencial, basta acessar o site oficial da Transalvador (https://transalvador.salvador.ba.gov.br/) e realizar o cadastro. No caso de credenciais para idosos, o processo também pode ser feito pelo sistema Gov.br.

De acordo com dados da Transalvador, entre 1º de janeiro e o início de 2024, foram entregues 10.555 credenciais para idosos, 1.962 para PCD, 1.601 para lactantes e 959 para pessoas autistas. Estacionar em vagas especiais sem a credencial é considerado uma infração gravíssima, sujeitando o motorista a uma multa de R$ 293,47 e a perda de 7 pontos na CNH.

No ano de 2024, 1.219 notificações foram registradas na capital baiana por estacionamentos indevidos em vagas reservadas a pessoas com deficiência. Para combater esse desrespeito, a Transalvador tem intensificado a fiscalização, além de facilitar o acesso às credenciais online, buscando garantir que as vagas sejam ocupadas apenas por aqueles que realmente precisam.

Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador, falou sobre a importância de coibir esse tipo de infração. “O desrespeito ao estacionamento em vagas especiais, além de ser uma infração de trânsito, demonstra um alto grau de incivilidade. Por isso, nos últimos meses estamos intensificando nossas fiscalizações, coibindo esse tipo de conduta desrespeitosa. Aliado a isso, facilitamos o acesso às credenciais, permitindo que os cidadãos que realmente precisam possam usufruir dessas vagas”, afirmou Martins.

Isabelita Rocha, motorista há mais de 50 anos, lamenta o crescente desrespeito por parte da população. “Eu já sei que esse tipo de medida só existe na teoria, porque, na cabeça da população, tudo é liberado. Eles pensam que quem chega primeiro é o dono da vaga especial”, desabafou.

Ela ainda fez um alerta sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com mobilidade reduzida. “É triste, porque eu tenho experiência de sair sozinha, então já sei o que fazer. Mas aquelas pessoas que não sabem? Ficam perdidas e acabam se atrasando em algo que não precisava ter problema algum.”

 

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia