Vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto lidera a disputa pelo governo da Bahia, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas
Foto: Divulgação
Vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto lidera a disputa pelo governo da Bahia, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado ontem (24). Em um cenário espontâneo, o ex-prefeito de Salvador aparece em primeiro lugar, com 17,5%.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acumula 9,1%, seguido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), com 1,5%, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), com 0,7%, o ex-ministro João Roma (PL) com 0,4% e o professor Kléber Rosa (PSOL) com 0,1%. Outros 64,7% dos eleitores não souberam ou preferiram não opinar.
Em um cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos foram apresentados, ACM Neto amplia sua vantagem, alcançando 52% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues aparece em segundo lugar com 27,4%, seguido por João Roma com 8,1% e Kléber Rosa com 1,5%. 4,1% dos eleitores não souberam ou não opinaram.
Em um segundo cenário estimulado, ACM Neto continua na frente, com 56,4% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues tem 30%, e Kleber Rosa soma 1,7%. 4,3% dos entrevistados não souberam ou decidiram não opinar.
Embora ainda não tenha confirmado sua intenção de disputar o governo da Bahia em 2026, ACM Neto tem se posicionado como o principal opositor ao governo de Jerônimo Rodrigues no estado. O ex-prefeito de Salvador não tem poupado críticas à administração atual, especialmente no que diz respeito à segurança pública.
Em suas redes sociais e em entrevistas, Neto tem alertado sobre o aumento da criminalidade durante a gestão do atual governador. Na semana passada, por exemplo, ele criticou Jerônimo Rodrigues pela, segundo ele, falta de ações eficazes diante das invasões de terras no Extremo-Sul da Bahia.
Já em uma disputa entre ACM Neto e Rui Costa, o nome do União Brasil lidera com 51,5%, contra 27,4% do ex-governador. João Roma obteve 7,7% das intenções de voto, enquanto Kléber Rosa ficou com 1,4%. 4,9% dos eleitores não souberam ou preferiram não opinar.
Desaprovação
A gestão de Jerônimo Rodrigues é rejeitada por 48,7% dos eleitores baianos, conforme a mesma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas. A aprovação da administração do governador petista é de 47,4%, com 3,9% dos eleitores indecisos ou sem opinião.
Entre os entrevistados que avaliam o governo de Jerônimo, 9,8% o consideram “ótimo”, 23,8% o classificam como “bom”, e 25,7% o definem como “regular”. Por outro lado, 8,7% dos eleitores o consideram “ruim” e 30,3% o avaliam como “péssimo”. 1,6% não souberam ou não opinaram. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de março de 2025, com 1.640 eleitores em 65 municípios da Bahia. O levantamento tem margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%.
Tribuna da Bahia