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Donos de bares e restaurantes se queixam de falta de mão de obra

A falta de trabalhadores preparados é um problema nacional, que pode impactar na experiência do turista no estado

 

Foto: Romildo de Jesus

 

 

A alta estação é época de aumento do fluxo de turistas e de férias, o que deve se refletir na alta de até 15% no faturamento de bares e restaurantes no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para atender à demanda de clientes, muitas empresas precisam contratar e, segundo outro estudo da entidade, 89% dos empresários brasileiros do setor consideram difícil ou muito difícil preencher as vagas em aberto com candidatos qualificados.

De acordo com o presidente da Abrasel Bahia, Leandro Menezes, a falta de trabalhadores preparados é um problema nacional, que pode impactar na experiência do turista no estado, o que, segundo ele, “faz com o que o mesmo indique ou não o destino para outros amigos”. E esse é um desafio antigo, enfrentado por quem empreende no segmento de alimentação fora do lar.

Menezes afirma que se trata de um problema complexo, gerado por um conjunto de fatores, dentre eles, a baixa remuneração do trabalhador em paralelo aos altos custos do empregador com encargos sociais. “O valor que o empregador paga é quase o dobro do que o trabalhador recebe. Para agravar essa situação, ainda há uma política equivocada de desoneração da folha de pagamento, que acaba beneficiando empresas de grande porte”, detalha.

A entidade reivindica, portanto, que bares e restaurantes não fiquem de fora de uma desoneração de folha, alegando que o setor é responsável pela geração de cinco milhões de empregos diretos. O setor de bares e restaurantes, segundo o presidente da Abrasel, sofre ainda as consequências da mudança de comportamento do trabalhador ao longo dos anos.

Por muito tempo, porta de entrada para o mercado de trabalho, bares e restaurantes hoje não são a primeira opção para os jovens. Menezes explica que muitos migrando para o transporte ou serviços de entrega por aplicativos, por sua preferência pelo trabalho mais flexível.

Por fim, o presidente da Abrasel ainda destaca um fator que pesa para aqueles que trabalham no turno da noite, que é a falta de segurança pública e de transporte. “O trabalhador da noite não encontra transporte para se deslocar na volta do trabalho, e, muitas vezes, não pode voltar para casa, pois no seu bairro tem toque de recolher noturno”, completa.

Sobram vagas

O levantamento realizado em julho de 2024 pela Abrasel aponta ainda que 25% dos gestores de empresas do setor lidam com a baixa quantidade de interessados nas vagas oferecidas, ou seja, sobram oportunidades. E para suprir a falta de mão de obra, muitos empresários recorrem à tecnologia.

Um exemplo é o uso dos cardápios digitais, medida polêmica que incorreu na proibição do uso exclusivo do mesmo em algumas cidades, como Salvador. Desde março do ano passado, os estabelecimentos da capital baiana são obrigados, por lei, a disponibilizar aos clientes, ao menos, um exemplar do cardápio físico.

O presidente da Abrasel questiona a decisão, alegando que não houve um devido debate nas Câmaras legislativas. “O cardápio digital não é um capricho do empreendedor, ou apenas para reduzir custo de impressão de cardápio. Estamos falando justamente de utilizar a tecnologia para suprir a falta de mão de obra que está no mercado”, afirma.

Leandro Menezes defende que a ferramenta reduz a necessidade de trabalhadores na operação, evitando que muitos restaurantes fechem áreas do salão, por não conseguir atender toda demanda. “Acredito que o cliente prefere ter uma experiência através de cardápio digital, do que não ser atendido em seu restaurante favorito, por falta de capacidade de atender essa demanda”, argumenta.

Especialização

Dados da Abrasel apontam que, quanto mais especializada a função, maior a dificuldade para conseguir profissionais. Neste cenário, vagas para sushiman, pizzaiolo, bartender, cozinheiros chefes, gerentes e cozinheiros são difíceis de serem preenchidas.

Leila Dantas, gerente de relacionamento com o mercado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), confirma que funções desse setor são desafiadoras em relação à oferta de profissionais para encaminhamento ao mercado de trabalho. “Esses desafios são impulsionados, especialmente, pela crescente demanda turística e gastronômica, principalmente em Salvador e Porto Seguro”, explica.

Além disso, a especialista pontua a dificuldade de acesso a formação profissional em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos. Como caminhos para mudar este quadro, Dantas aponta a necessidade de ampliação da oferta de

ações educacionais, disponibilizando cursos, tanto presencial quanto a distância, que atendam às necessidades desse setor e capacitem os profissionais em novas técnicas e tendências do mercado.

Além disso, ela recomenda, como alternativa, a sensibilização das empresas e associações do segmento de bares e restaurantes para o investimento em treinamentos personalizados, realizados diretamente nos estabelecimentos, adaptados às suas necessidades específicas. “E promover a valorização e incentivo à profissão, melhorando as condições de trabalho e reconhecimento profissional”, complementa a gerente do Senac.

Oportunidades de formação

Para qualificação de profissionais no segmento de bares e restaurantes, o Senac oferta títulos que vão desde oficinas até cursos de qualificação profissional, tanto na modalidade presencial, quanto à distância. A instituição também encaminha esses trabalhadores para os processos seletivos nas empresas, por meio do Banco de Oportunidades do Senac, cujas funções mais procuradas são as de garçom, atendente, auxiliar de cozinha, cozinheiro, confeiteiro.

Em 2024, o Senac Bahia ofertou 26.432 vagas de ações educacionais, entre cursos, palestras, oficinas e workshops, no segmento de gastronomia para atender ao setor de bares e restaurantes. Leila Dantas orienta ainda que os interessados em ocupar vagas invistam em cursos profissionalizantes, com formações práticas e que tenham demanda no mercado para aumentar as chances de contratação no setor, e que aproveitem a oferta do Programa Senac de Gratuidade (PSG) para a formação na função de garçom.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Bahia, respeitando as competências e atribuições das demais instituições do Sistema S, especializadas em formação e qualificação de mão-de-obra (Senac, Senar, Senai, Sesat), recomenda que os empreendedores desses segmentos busquem apoio dessas instituições, uma vez que as mesmas recebem recursos do filiados dentre outras finalidades, para educação profissionalizante em alguns com oferta de cursos casos gratuitos.

Como informa a gerente-adjunta da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia e presidente do Corecon-BA, Isabel Ribeiro, a recomendação é buscar o apoio especializado do Senac e da Fecomércio, que têm um portfólio de soluções educacionais para suprir essa necessidade do mercado.

“Por outro lado, os donos desses empreendimentos precisam também se aproximar dessas instituições, por intermédio dos seus Sindicatos, para participar da agenda de discussões sobre os seus segmentos junto a essas instituições para debater sobre as carências de capacitação de mão de obra e construírem agendas e planos de melhorias nessa direção”, orienta. Segundo ela, a força do associativismo e mecanismos de cooperação são de grande importância para solucionar problemas dessa natureza.

As soluções educacionais ofertadas pelo Sebrae são mais direcionadas para candidatos a empreendedor e donos de empreendimentos já formalizados nas áreas de gestão de pessoas (gestão de equipes), de marketing, financeira e tecnológica. Dentre os diversos cursos ofertados, nas modalidades presencial ou online,

O Sebrae Bahia oferece diversos cursos de gestão de pessoas, tanto online quanto presenciais. Um dos cursos disponíveis é o “Gestão de Pessoas: Grandes Talentos na Pequena Empresa”. Este curso é gratuito e tem duração de 8 horas, com um prazo de 30 dias para conclusão.

O que você vai aprender:

A gestão de pessoas no contexto atual: Importância da gestão de pessoas e seu impacto no sucesso do negócio.

Recrutamento e seleção de pessoas: Técnicas eficazes para atrair e selecionar os melhores talentos.

Desenvolvimento de equipes: Métodos de treinamento e desenvolvimento para aprimorar habilidades.

Liderança e motivação: Estratégias de liderança que inspiram e motivam a equipe.

Gestão de conflitos em equipe: Identificação e resolução de conflitos de maneira eficaz.

 

 

 

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia