O Centro Histórico, Mercado Modelo, Barra, Rio Vermelho, dentre outros pontos turísticos da cidade são roteiro de turistas brasileiros e estrangeiros neste período de verão
Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia
Os primeiros dias do ano já são motivo de celebração para quem vive do turismo na capital baiana. Isaias Gomes, que trabalha no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, comemora o movimento de visitantes na cidade e diz que chega a vender 500 acarajés em uma noite.
Além da gastronomia, a riqueza arquitetônica o patrimônio histórico da cidade foram motivos que trouxeram a profissional de educação física, Florentina Rios, a Salvador. Natural do município baiano de Pé de Serra, ela conta que pela primeira vez está na cidade a passeio e destaca: “Estou encantada. Estou achando muito incrível, porque coisas históricas me chamam muita atenção. O subterrâneo da Catedral Basílica de Salvado tem muita coisa legal”.
O Centro Histórico, Mercado Modelo, Barra, Rio Vermelho, dentre outros pontos turísticos da cidade são roteiro de turistas brasileiros e estrangeiros neste período de verão. O empresário Filipe da Silva Costa, dono da agência F2 Turismo, trouxe 60 clientes de Aracaju (SE) para visitar a capital baiana e comemora a retomada do setor após a pandemia, especialmente, com investimento do poder público e impulsionamento da economia.
“O turismo une as pessoas, você conhece novas pessoas, você faz novas amizades. Nós saímos de Aracaju na sexta-feira, fomos à Praia do Forte e chegamos a Salvador. Hoje estamos fazendo um city tour com um guia local e estamos apresentando a riqueza da Bahia. É um estado muito rico em história e a gente procura levar isso para os nossos clientes: conhecimento, além do lazer também”, afirmou Costa.
A estudante Mariane Pedro, de Rondônia, chegou à cidade no domingo (5) e ontem já estava se sentindo baiana. Segundo ela, que diz ter adorado a pintura no braço direito com os símbolos da Timbalada, o colorido da cidade é um aspecto que a encantou nas pesquisas por possíveis destinos turísticos e sua experiência já superou as expectativas.
No primeiro fim de semana do ano, o comércio ainda celebra os resultados da virada do ano, que segundo o Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) atraiu o fluxo turístico estimado de mais de 165 mil pessoas, 20% a mais que no ano anterior.
Conforme o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, o crescimento do turismo em Salvador é reflexo de um esforço conjunto, que envolve o
investimento em turismo, infraestrutura, divulgação do destino e promoção do Festival Virada Salvador em outros estados e países. “Ampliamos os equipamentos turísticos e culturais da cidade e reformamos o nosso Mercado Modelo, inauguramos a Galeria Mercado, a Casa das Histórias de Salvador, o Arquivo Público Municipal e o Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira”, afirma.
A combinação do patrimônio histórico e cultural da cidade com a gastronomia e as belezas naturais também são procurados pelos visitantes. “A nossa arquitetura histórica e cultural está ainda mais linda com as obras de preservação e de valorização. Temos o Centro Histórico hoje pulsando muito forte e também com eventos, tanto privados como públicos”, acrescenta o gestor da pasta municipal.
Fonte Tribuna da Bahia