O gestor, que já tem o apoio de mais de trezentos chefes de executivos municipais, está avançando também sobre políticos da oposição
Foto: Daniela Luquini/Apex Brasil
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está se reunindo com prefeitos do interior para preparar o terreno da eleição de 2026. O gestor, que já tem o apoio de mais de trezentos chefes de executivos municipais, está avançando também sobre políticos da oposição.
Ontem, o petista se reuniu com Marcelo Belitardo, prefeito de Teixeira de Freitas e filiado ao União Brasil (mesmo partido do principal adversário de Jerônimo, ACM Neto). Belitardo, inclusive, foi apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em uma postagem nas redes sociais, o prefeito comemorou o encontro. “Manhã de reunião com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com a participação de deputados e secretários estaduais e municipais”, escreveu. “Foram abordadas estratégias para o desenvolvimento do nosso município de Teixeira de Freitas, na área de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. A união de forças da equipe administrativa, do governo do estado e do município trará mais bem-estar para a nossa população teixeirense”, emendou.
Jerônimo também celebrou o encontro. “Juntos, estamos trabalhando para melhorar áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, com foco no bem-estar da população teixeirense nos próximos quatro anos. A reunião também contou com a participação de deputados, além de secretários municipais e estaduais, todos unidos no compromisso de fortalecer nossa Bahia e garantir um futuro mais próspero para todos!”, escreveu o governador.
PAULO AZI REAGE – O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, o movimento do governo do estado de divulgar massivamente o que chamou de “falsas adesões” de prefeitos à base petista. Para o parlamentar, a articulação não passa de um ‘balão de ensaio’, visto que esses prefeitos não integravam a oposição na Bahia. “Se olharmos os partidos em que estão filiados, veremos que todos são de legendas da base governista”, frisou.
Em Buritirama, por exemplo, o prefeito Dr. Léo (MDB), anunciado como adesão recente, é de um partido da base governista. “Lá, nas eleições de 2024, o União Brasil tinha um candidato (Arival Viana, que disputava a reeleição). Então, como é que a gente apoiou o prefeito que venceu a eleição se o nosso partido tinha candidato?”, questionou.
“Portanto, isso só mostra que esse falso movimento adesionista é uma tentativa dissimulada do governo para mostrar que está bem, quando na verdade está caindo pelas tabelas. Eles fazem pesquisa, assim como nós fazemos, e estão vendo que a avaliação do governador (Jerônimo Rodrigues, do PT) está despencando. Então, criam estes factóides de falsas adesões para maquiar a sua péssima gestão”, declarou.
“Infelizmente estamos diante de um governador que pensa que vai ganhar a eleição apenas com os políticos e não se preocupa com aquilo que é mais importante: o bem estar do povo, que é quem sofre com os graves problemas da Bahia, como a violência desenfreada, a pobreza, os péssimos índices de saúde educação e o desemprego”, disse.
Tribuna da Bahia