Técnicos da Secretaria da Saúde de Cairu participam de capacitação sobre qualidade da água

De 23 a 26 de julho, técnicos da Secretaria da Saúde de Cairu participaram, nas instalações da Policlinica  Regional de Saúde de Valença, da capacitação do Vigiagua (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) promovida pelo NRSSUL(Núcleo Regional de Saúde Sul) que teve por objetivo de obter a correta operacionalização e inserção de dados no sistema Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano)e promover conhecimento a cerca de formas de abastecimento de água coletiva ou individualmente falando, bem como os riscos a saúde humana devido a falhas no processo de potabilização nas diversas etapas de tratamento, desde a captação até o fornecimento final nas residências em áreas urbanas ou rurais.

O Sisagua é um instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo Humano (Vigiagua), tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde. O Sisagua armazena informações cadastrais sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano, bem como sobre a qualidade da água proveniente de cada uma das formas cadastradas, inferida pelos prestadores do serviço (controle) e pelo setor saúde (vigilância).

A secretária da Saúde, Italuana Guimarães, ressaltou a importância da capacitação. “O conhecimento repassado é de extrema importância, na logística de dados estatísticos, que busca utilizar as informações coletadas no sistema Sisagua a fim de identificar as melhorias necessárias , êxitos e demais informações pertinentes a qualidade da água fornecida a nível nacional no território brasileiro. Com estes dados pode ser ofertado uma água de melhor qualidade para população”, pontuou a secretária.
ASCOM
Os comentários estão fechados.