Secretaria da Cultura de Cairu e Arquivo Público do Estado da Bahia capacitam servidores

 

Na última quinta-feira (03), Cairu sediou curso ” O Arquivo Público Municipal e a Gestão de documentos”, promovido pelo Governo do Estado, através da Secult-Ba, Fundação Pedro Calmon e Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), com apoio da Prefeitura de Cairu, através da secretaria municipal da Cultura, além da Câmara de Cairu. O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal , tendo como palestrante  Maria Teresa Matos, diretora do  APEB. A programação contou ainda com o minicurso: Fundamentos da Gestão Documental – Arquivista, com a supervisão de Ana Claúdia Lima Cupertino, assessora técnica de Arquivo Público do Estado. 

A atividade, que contou com a participação da Biblioteca Pública de Valença, teve como objetivo principal a capacitação dos servidores municipais de Cairu e fortalecer as memórias cairuenses, também foram ofertadas vagas para o  dos funcionários dos órgãos de municípios vizinhos. A secretária da Cultura, Graça Peleteiro, destacou a importância dos investimentos em capacitação. ” A gestão municipal tem buscado parcerias para qualificar cada vez mais nossos servidores para que possamos cuidar da cultura do nosso município com o devido conhecimento e embasamento técnico. Neste sentido, estamos no processo de criação da seção de História Cairuense na Biblioteca Pública Maria Jurenilva”, disse a secretária. 

Com 126 anos, o Arquivo Público do Estado da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), é a segunda mais importante instituição arquivística pública do país. Em seu extenso e rico patrimônio estão custodiados documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro, que são diariamente consultados por pesquisadores de todo Brasil e de outros países. Um acervo organizado e estruturado desde 1890, quando o então governador do Estado da Bahia, Manoel Victorino Pereira, por meio de Ato, criou o Arquivo Público.

 

 

 

ASCOM

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