Programa Saúde Sem Fronteiras beneficia mulheres cairuenses

Entre os dias 24 e 28 de novembro, através da parceria entre a Prefeitura de Cairu e o Governo da Bahia,o município arquipélago  recebeu o programa Saúde Sem Fronteiras que atendeu um total de 468 mulheres cairuenses de todas as localidades, na faixa etária dos 50 aos 69 anos. O Saúde Sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. 

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. 

Toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve envolvida na ação: enfermeiros, técnicos, digitadores, agentes comunitários de saúde, seguranças, motoristas, educadores físicos e fisioterapeutas realizando atividades de alongamento. A secretária de Saúde, Italuana Guimarães, ressaltou a importância do programa. “O câncer de mama é uma das doenças que mais mata no mundo,o diagnóstico precoce através da mamografia é essencial para o tratamento bem sucedido”, frisa a secretária. 

O prefeito Fernando Brito,que esteve visitando as instalações do programa no município, também elogiou a ação. “O  objetivo desta parceria com o Governo do Estado é ampliar e agilizar o atendimento, melhorando a saúde e a qualidade vida das mulheres cairuenses. Dessa forma aumentando muito mais a mobilização, informação e conscientização preventiva do público feminino. É saúde e cuidado com a mulher cairuense, principalmente com aquelas que mais precisam”, destacou Brito. 
Os comentários estão fechados.