Prefeitura de Cairu inicia limpeza mecanizada das praias

A sempre movimentada Segunda Praia em Morro de São Paulo contou com uma ação diferente na manhã desta quinta-feira (27/09). O prefeito Fernando Brito e comitiva acompanharam a primeira ação de limpeza mecanizada da praia realizada com uma máquina limpadora da linha HM-IHMk4  projetada para longo tempo de serviço confiável e seguro. A ação, supervisionada pela Secretaria Especial de Morro de São Paulo, conta com aporte de recursos da Tupa (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago). 

A ideia é que o serviço seja realizado não apenas em Morro, mas também nas outras praias do arquipélago. Um cronograma será elaborado para que a máquina seja deslocada para outras ilhas para execução da limpeza. Na sexta-feira, as areias da Quarta Praia também foram limpas.

A limpeza mecanizada produz um tratamento profundo, removendo não só os detritos que estão a vista na superfície da praia, mas também os que são enterrados pelos agentes naturais (vento, chuva, maré) na camada superior da areia. No entanto, sua mais importante tarefa não é só a simples varrição de objetos e sim o revolvimento e arejamento da areia que está sendo tratada. Esta forma de limpeza prevê o levantamento de uma camada espessa de até 200mm de areia, sua elevação, separação e pulverização, antes de ser devolvida a praia. 

O prefeito Fernando Brito aprovou a iniciativa. “Uma das preocupações da nossa gestão é coma sustentabilidade do nosso município. Trabalhamos para desenvolver a atividade turística, mas sempre de forma que preserve nossa riqueza natural. Com essa limpeza mecanizada, as praias do arquipélago tão frequentadas por turistas e cairuenses estejam limpas. Mas também precisamos que a população e os visitantes que sejam sensíveis e não poluam as praias”, disse o prefeito.
ASCOM
Os comentários estão fechados.