Motoristas começam a utilizar CRLV digital na Bahia

 

 

 

 

Os motoristas baianos poderão contar com mais uma modalidade para portarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A novidade foi anunciada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que passa a oferecer, nesta terça-feira (10), a versão eletrônica dos documentos. A modernidade está disponível para condutores que possuem as mesmas informações e validade jurídica das respectivas versões impressas.

O órgão explica, ainda, quepara obter a CNH e o CRLV digitais, o cidadão deve baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito(CDT), disponível gratuitamente no Google Play e App Store, e cadastrar os documentos na plataforma, o que permitirá ao usuário visualizá-los sem a necessidade de acesso à internet.

De acordo com o Detran, somente veículos com o licenciamento em dia e carteiras que possuem o código bidimensional (QR-Code) poderão ser cadastrados. “O proprietário do veículo poderá compartilhar o CRLV eletrônico com até cinco pessoas, que precisarão baixar também o aplicativo. Quem receber o documento não conseguirá exportar dados nem fazer compartilhamento”, frisa.

O diretor de veículos Marco Aurélio Borges, ressalta que a nova modalidade, para acessar os documentos, estão disponíveis na intenção de ajudar e apoiar o cidadão. “Independente se o condutor tenha mais ou menos habilidades com a tecnologia, o aplicativo chegou para facilitar a vida de quem precisa. Essa ferramenta pode ajudar todos os usuários a terem serviços melhores do modo geral. É simples e rápido para acessar”, falou.

Marco Aurélio destaca,também, a segurança da ferramenta tecnológica. “O aplicativo é protegido por senha e biometria. A autenticidade dos documentos é garantida por um QR-Code gerado no sistema e que pode ser verificado mesmo quando o celular estiver sem sinal de internet. O cidadão terá os dois documentos obrigatórios para dirigir regularizado na palma da mão e sem custo”.

Ainda de acordo com o diretor, o meio digital é apenas mais uma opção. “O documento eletrônico é uma opção, contudo, uma grande saída para diminuir a produção de papel. É muito mais fácil ter sua CNH e seu CRLV na palma da mão, já que é muito comum, hoje em dia, as pessoas portarem o aparelho diariamente”, disse.

Já em relação a atualização dos cadastros individuais, o órgão recomenda aos condutores que, sempre mantenha atualizado. “É muito importante que o cidadão mantenha seu cadastro de endereço sempre atualizado. É comum as pessoas acharem que está tudo nos conformes, quando na verdade, o nome da rua ou bairro mudou. Casos assim, dificulta bastante nosso trabalho”.

PASSO A PASSO:

1) Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente no Google Play e App Store;

2) Acesse e crie uma conta. Você receberá um e-mail para ativar o cadastro.

3) Após a ativação, faça login no aplicativo e clique em “adicionar documento”. Em seguida, você poderá incluir a CNH ou CRLV ou ambos. Somente CNHs com QR-Code e veículos com o licenciamento quitado poderão ser cadastrados;

4) Após o cadastro, para validar o CRLV digital, informe o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT);

5) Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o CRLV digital no dispositivo móvel;

6) Para finalizar o procedimento, é preciso criar uma senha de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A identificação poderá ser feita também por biometria, nos celulares que dispõem dessa tecnologia.

Tribuna da Bahia

Os comentários estão fechados.