Google Fotos não fará mais backup do WhatsApp e Instagram

Google resolveu desabilitar o backup de imagens e vídeos provenientes de aplicativos de redes sociais e mensageiros no Google Fotos. A decisão parece ser temporária, e tem como objetivo reduzir o tráfego de dados pela internet, enquanto a maioria dos países ainda adota medidas de distanciamento social.

Após a pandemia de covid-19, o número de pessoas trabalhando e estudando em casa gerou um expressivo aumento no tráfego de dados, sem contar o aumento no consumo de conteúdo via streaming e no compartilhamento de arquivos por meio das redes sociais e mensageiros instantâneos.

 

 

Fonte: Android Police/Reprodução

 

 

A Google entendeu que grande parte desse conteúdo compartilhado não tem relevância significativa para ser armazenado na nuvem. Com a pausa do backup, sobra mais banda de internet para ser utilizada em serviços mais essenciais.

Mishaal Rahman, do XDA Developers, contou ao Android Police que o Google Fotos pausou o backup das pastas de inúmeros apps, incluindo:

A boa notícia é que o conteúdo que foi salvo anteriormente continua intacto. Aliás, se você acha que o conteúdo algum desses apps é essencial para suas necessidades, é possível reabilitar o backup individualmente, para cada app, acessando as configurações do Google Fotos.

Essa é mais uma das medidas que as gigantes de tecnologia têm adotado para impedir um colapso da internet mundial, sobretudo, em regiões específicas. Há alguns meses, o YouTube e a Netflix resolveram limitar a resolução de seus streamings, a fim de reduzir o tráfego de dados em alguns países.

TecMundo

Deixar uma Resposta

Não serão autorizados comentários com palavras de teor ofensivo, como xingamentos, palavrões e sobretudo ofensas pessoais.