Enfermeiros e técnicos da Secretaria da Saúde de Cairu são capacitados contra o sarampo

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de todas as Unidades de Saúde do município – arquipélagos de Cairu  participaram, na última terça-feira (01),
de uma capacitação para atualização de vacinas na rede pública de saúde. O evento, promovido pelo NRSSUL (Núcleo Regional de Saúde Sul), aconteceu nas dependências do IfBa, em Valença, e teve como enfoque principal o sarampo e as doenças exantematicas, os profissionais receberam orientações quanto aos sintomas e notificações, além de  determinações quanto à caderneta de vacinação. O encontro serviu também para o planejamento das ações que nortearão a Campanha Nacional contra o Sarampo no município que tem início no próximo dia 07, seguindo até o dia 25/10. Crianças de 06 meses de idade a menores de 05 anos devem receber a dose da vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola.

A melhor forma de não contrair o sarampo é tomando a vacina. Esta doença é viral, infecciosa, grave, extremamente contagiosa e comum na infância. O sarampo é geralmente acompanhado por febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite, independentemente de idade. A transmissão pode acontecer de quatro a seis dias antes o surgimento das manchas e quatro dias após o aparecimento dos sintomas.

De acordo com a secretária de Saúde Italuana Guimarães, a capacitação dos profissionais garante a qualificação da assistência. Ela ressaltou ainda que a população deve ser sensibilizada sobre a importância da imunização. ” Recebemos muitos turistas e visitantes, por isto devemos estar sempre atentos e notificarmos às Unidades de Saúde caso algum indivíduo apresente os sintomas. Nossas unidades estão abastecidas com a vacina, é importante que a população participe da campanha para que nossas crianças sejam imunizadas”, destacou a secretária.
ASCOM

Deixar uma Resposta

Não serão autorizados comentários com palavras de teor ofensivo, como xingamentos, palavrões e sobretudo ofensas pessoais.