Empresas que economizarem água na produção serão premiadas pelo SAVEh 2020

 

A Cervejaria Ambev e a Fundação Avina abriram inscrições para o Prêmio SAVEh 2020. A iniciativa vai premiar micro, pequenas e médias empresas que conseguirem reduzir o consumo de água em seus processos produtivos. O primeiro colocado receberá R$ 10 mil para aprimorar processos internos de economia do recurso hídrico. Além disso, as três empresas com os melhores resultados serão contempladas com consultoria em eficiência hídrica – oferecidas por especialistas da Cervejaria Ambev – e poderão visitar as operações da cervejaria. Um desses especialistas também vai pessoalmente visitar as operações da empresa vencedora.

Na última premiação do SAVEh, a LLV Metais esteve entre as empresas finalistas. A companhia de Novo Hamburgo (RS), antes de se cadastrar na plataforma, produzia em média 15,74 unidades de seu produto para cada litro de água consumido. Após aderir ao programa e dar início às ações sugeridas, esse número passou para aproximadamente 17,64 unidades/L, o que resultou em uma economia de mais de 1,6 milhão de litros em três anos. Considerando apenas os anos de 2018 e 2019, a empresa já economizou 723 mil litros de água, sendo em média 31% mais eficiente em relação ao ano anterior. Entre as finalistas do Prêmio SAVEh 2017, a LLV Metais foi a que conseguiu melhores resultados na redução de seu índice de eficiência hídrica.

“A água é a nossa principal matéria-prima e uma de nossas principais bandeiras ambientais, por isso queremos incentivar outras empresas a abraçarem essa causa. Nosso objetivo com esse tipo de premiação é engajar o maior número de parceiros na luta pela economia desse recurso, compartilhando os conhecimentos que nos permitiram alcançar uma redução de 50% no consumo de água em nossas operações, nos últimos 20 anos”, explica Mariana Bazzoni, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

Concorrem ao prêmio as empresas participantes do SAVEh (Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica), uma plataforma online gratuita onde a Cervejaria Ambev compartilha sua experiência de gestão hídrica e ajuda as empresas a traçarem um plano de ação para redução do uso de água. Criado em 2016, o SAVEh ajudou companhias cadastradas a reduzir seu consumo de água, em média, 18% no último ano. Atualmente, fazem parte do projeto cerca de 160 empresas de todas as regiões do Brasil, como Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Essas instituições atuam nos mais diversos segmentos da economia – como metalurgia, produtos alimentícios e confecção de vestuário, entre outros.

“Nosso objetivo é que indústrias de todos os tamanhos percebam que podem contribuir efetivamente com a mudança do cenário de estresse hídrico das bacias hidrográficas onde estão localizadas. Com isso, beneficiam-se as empresas e as comunidades que habitam a região. A plataforma SAVEh ajuda a definir ações e a contabilizar este impacto positivo, o intuito da premiação é dar visibilidade às ações mais promissoras inspiradas na plataforma”. Juliana Strobel, gerente programático da Fundação Avina, organização co-fundadora da iniciativa SAVEh.

As inscrições ficam abertas até o dia 31 de agosto e podem ser feitas online pelo saveh.com.br. As empresas participantes precisam ter sede no Brasil e ter até 499 funcionários. O resultado será divulgado no dia 20 de março pelo próprio site da Plataforma SAVEh.

Tribuna da Bahia

 

Deixar uma Resposta

Não serão autorizados comentários com palavras de teor ofensivo, como xingamentos, palavrões e sobretudo ofensas pessoais.