Desenvolvimento econômico da piaçava é planejado em Cairu

Reunindo representantes de órgãos públicos, cooperativas, agrônomos, ambientalistas, agricultores, professores, estudantes, empresários e trabalhadores foi realizado no Município de Cairu, na quinta-feira (23), o 1° Seminário Estadual de Desenvolvimento Econômico da Piaçava na Bahia. O encontro obteve como principal trunfo a construção coletiva de um plano completo de desenvolvimento para o arranjo produtivo da piaçava, indicando como umas das prioridades a organização, em busca de uma melhor qualidade de vida, das famílias que compõem os grupos produtivos, através do uso de tecnologias adequadas para a colheita, beneficiamento e comercialização dos produtos da piaçava. 
O seminário foi dividido em duas partes; uma pela manhã, quando várias abordagens sobre o mercado da “planta fibrosa” foram debatidas e outra pela tarde, com a formação de cinco Grupos de Trabalho (GT’s), distribuídos em temas integrantes da cadeia produtiva da piaçava. As proposições giraram em torno da “Agroindústria e a difusão de novas tecnologias”, “Financiamento para o desenvolvimento econômico da cultura extrativista e agrícola da piaçava”, “Estratégias de negócios para aquecer a comercialização de produtos da piaçava”, “Impacto ambiental: novas práticas de produção e novas práticas agroecológicas” e “Arranjo produtivo como indutor ao associativismo e cooperativismo”. Ao final do seminário foi formatado o Plano de Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo da Piaçava, que tem no município de Cairu a maior produção mundial.
“Tivemos neste seminário a satisfação de recepcionar representantes de diversos órgãos e associações vindos de vários municípios. Um evento de grande importância, não só pelo aprendizado e troca de informações, como pelo aprofundamento das discussões sobre os novos caminhos para superarmos os entraves e juntos fortalecermos a cadeia produtiva da piaçava”, disse o prefeito de Cairu, Fernando Brito.
O 1° Seminário Estadual de Desenvolvimento Econômico da Piaçava na Bahia foi organizado pela Prefeitura de Cairu – através da secretaria Municipal da Pesca e Agricultura -, em parceria com a Câmara de Vereadores, Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Ceplac, Bahiater, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Ifbaiano, Sebrae, Ascoob, Banco do Nordeste e Núcleo Executivo do Território do Baixo Sul.
ASCOM
Os comentários estão fechados.