Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) – Edição do dia 22/2

 

A cantora Maria Bethânia ( na foto com Chico Buarque) voltou a incendiar a cena musical carioca com carisma e animação, lavando a alma da mais tradicional escola de samba do Rio de Janeiro, a “Estação Primeira de Mangueira”. A cantora baiana foi a grande estrela do “Show de Verão da Mangueira”, terça feira, no “Vivo Rio”, e esbanjou estilo usando o verde e rosa, cores da escola, em forma de plumas de acetato, o grande Ione do figurino da “Mangueira”.

A apresentação de Maria Bethania, ao lado de outros artistas como Leci Brandão, Alcione Nazareth e Chico Buarque de Holanda, foi mais do que a abertura para a folia da “Mangueira”, no carnaval deste ano. Lavou a alma porque o “Show de Verão da Mangueira” não aconteceu no ano passado e ninguém garantia que acontecesse este ano. Boa Terra noticiou com exclusividade que este ano haveria , na nota, “Folia no Rio com festival da escola Mangueira”, na edição de 25 de janeiro, e a surpresa foi geral, até mesmo fora da Bahia.

Talento e estilo ficaram em alta na apresentação de Maria Bethania. A cantora baiana acertou em cheio como figurino de plumas em forma de boás gigantes que ela agitou no palco. As plumas são parte da imagem da escola. Segundo o jornal “El Pais”, ,quando termina o desfile do carnaval, as plumas do desfile são disputadas por foliões que se atiram “como urubus” nas montanhas de adereços abandonados.

Akira Cravo mostra talento na galeria de “Millennials”

A nova geração de artistas baianos mostra trabalhos singulares que encantam a cena contemporânea no Brasil e o mundo. Como as fotografias instigantes de Akira Cravo, expostas desde o inicio da semana na vanguardista “Use Galeria” de São Paulo. O espaço criado há pouco mais de três meses, na milionária Alameda Gabriel Monteiro da Silva, desafia o futurismo da geração millennial com propostas fora do comum.

Os donos do espaço são os sócios Wanderley Nunes, Gabriel Wickbold e Donizete Domingues, com a proposta de que arte depende da sensibilidade. E assim, além de pintores, fotógrafos e escultores convidam até os requintados chefs de cusine para mostrar o talento. O baiano Akira Cravo parece ter talento e estilo, além de historia. Aprendeu a fotografar ainda criança, aprimorando o DNA dos pais artistas a ceramista Ângela Cunha e o fotografo Mario Cravo Neto.

Namoro de Aurora e Torquatto em pré-carnaval na Praia do Forte

A temporada pré carnavalesca começou boa para o namoro em estilo chique e elegante da médica, empresária e mecenas de artes Aurora Moura Mendonça com o fotografo e top maquiador carioca Fernando Torquatto. Ela mora em Salvador, e ele no Rio de Janeiro. Começaram a namorar em Trancoso, durante o réveillon, e enquanto aguardam o carnaval chegar ele vaio à Bahia encontrar com a amada.

Os dois estavam juntos no final de semana no elegante “Tivoli Ecorrsort” do badalado balneário Praia do Forte, na riviera norte da Bahia. O melhor da temporada é que estavam juntos com amigos, como o joalheiro baiano Carlos Rodeiro Filho e a empresária Mari Torquatto.

Ícone urbano da Tropicália, esquina paulistana ganha bloco de forró

A vanguarda paulista resgata com firmeza, para o carnaval de rua, o maior símbolo urbano do tropicalismo, lançado na musica “Sampa” do baiano Caetano Veloso. E a esquina da Avenida Ipiranga com a São João, descrita em versos com pegada neoconstruvitistas que falam da deselegância discretas de suas meninas. O resgate fica por conta do bloco “Forrozin” da cantora paulistana Mariana Aydar que desfila mais uma vez no local na segunda feira, dia 4.

Pelo nome do bloco pode se perceber que a inspiração da esquina não é mais a mesma. Mariana Aydar canta forró,. E investe firme no gênero não só na esquina como no grão ducado das tribos cools na Bahia que é a praia de Caraiva, no sul do estado. Ela comanda uma casa de shows no local onde a pauta nem precisa ser detalhada, né?

Felipe Pezzoni lidera bloco paulistano com o pop e o neo axé

Outro ícone musical da Bahia que os paulistanos adotam para chamar de seu, é o axé pop de Felipe Pezzoni, o band leader da consagrada “Banda Eva”. O resgate neste caso é feito pela ala animada do high society com o bloco “Beleza Rara” que desfila amanhã. Animação nem se fala, a “Agencia Haute” que comanda o bloco fez esquenta ontem na “UmaCasa”, uma agencia de publicidade estilizada para fazer festas e embalos e a temperatura subiu.

Nem precisa lembrar que a “Haute” tem o expertise de comandar uma agenda fervida e cheia de estilo com festas para a temporada de verão na região de Trancoso, no Sul da Bahia .

 

 

 

Tribuna da Bahia

Os comentários estão fechados.