Codesal registra 49 ocorrências na manhã desta segunda (12) devido às fortes chuvas que caiu na capital

De acordo com a Codesal, o tempo instável registrado em Salvador na manhã desta terça-feira (12) foi resultado do fenômeno provocado por chuvas convectivas, também conhecidas como chuva de verão, que se caracterizam pela subida do ar quente e a descida de ar frio, devido à diferença de temperatura na superfície próxima às camadas da atmosfera terrestre e são normais nesse período do ano. 

“Essas chuvas são mais comuns no turno da manhã, podendo provocar alagamentos e deslizamentos de terra”, explica o meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento, do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Os bairros que registraram os maiores acumulados em 12 horas foram Pituba (54,4mm), Federação (50,2mm), Caminho das Árvores (36,6mm), Capelinha – Vila Picasso (36,4mm), Ondina (45,4mm), Brotas (32mm), Santa luzia(30,2) e Bom Jua (29,6mm). 

Para esta quarta-feira (13), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Até às  11h15, a Codesal recebeu 49 solicitações pelo 199. Foram 11 alagamentos de imóveis, cinco ameaças de desabamento, sete ameaças de deslizamento, três árvores ameaçando cair, uma árvore caída, 10 avaliações de imóveis alagados, dez deslizamentos de terra, um galho de árvore caído e uma orientação técnica.

A Codesal mantém plantão 24 horas. Em caso de emergência disque 199.

Mau tempo resultou na suspensão dos serviços na travessia marítima Salvador – Mar Grande por 2h30

 

Depois de ficar  suspensa durante duas horas e meia na manhã desta terça-feira (12), devido aos fortes ventos e  a ressaca no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, que impediam a atracação das embarcações, a travessia   marítima do Sistema Salvador-Mar Grande retomou as operações normais às 10h. A travessia começou a  operar  às 5h e foi interrompida às 7h30.  

As oito embarcações em tráfego estão fazendo saídas de meia em meia hora dos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e do Terminal Náutico da Bahia, na capital. O movimento de embarque é tranquilo. A previsão é que o último horário saindo de Mar Grande ocorra normalmente às 18h30. Já de Salvador, a última saída será às 19h – os horários das 19h30 e 20h estão cancelados por conta da maré baixa, que impede a atracação dos bancos no Terminal de Vera Cruz.

Tribuna da Bahia

Deixar uma Resposta

Não serão autorizados comentários com palavras de teor ofensivo, como xingamentos, palavrões e sobretudo ofensas pessoais.