Cairu realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Políticas Sociais, realizou nesta terça-feira (04) nas dependências da Câmara de Vereadores a II Conferência Municipal dos  Direitos da Criança e do Adolescente.  Este ano a conferência teve como tema “Proteção Integral, Diversidade e o Enfrentamento das Violências”, como intuito construir propostas voltadas à afirmação do princípio da proteção integral para crianças e adolescentes em políticas públicas por meio do diálogo entre diferentes agentes da sociedade. A abertura do evento contou com a participação da Fanfarra Municipal (FAMUCA) e também do jovem Helison declamando a poesia cantada “Visitante de Cairu”.
A palestra magna foi realizada pela assistente social Terezinha de Jesus, na seqüência os grupos de trabalho trataram sobre os eixos temáticos:   Garantia dos Direitos e Políticas;  Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;  Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A pauta do encontro atendeu ao reconhecimento de que os dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de representarem avanços na proteção desse público, não se concretizam efetivamente. Para discutir o tema, a Conferência buscou promover a representatividade através da participação significativa de crianças e adolescentes, que puderam contribuir para a discussão e elaboração das propostas. A Conferência elegeu delegados e delegadas para representar o município nas etapas estadual e nacional da iniciativa em 2019.
Entre os participantes da solenidade de abertura estiveram a secretária de Políticas Sociais Adriana Brito,o presidente do CMDCA Ivanildo dos Santos, o secretária da Administração Valdinei da Cruz representando o prefeito Fernando Brito, a secretária da Educação Luana Figueiredo, a secretária da Saúde Italuana Guimarães, a secretária de turismo Diana Farias, a representante da Secretaria da Juventude Lidneia Sousa, a presidente do Conselho Tutelar Lineide Correa, a presidente do Conselho da Educação Rosângela Ché,o superintendente da Pesca Aurelino Santos, pastor Antônio Carlos da 1ª Igreja Batista, Fabrício Trindade representando a Igreja Católica, o diretor do Cecame Emanoel Ribeiro, além da presença do pastor Ailton da Igreja Batista Renascer.
A secretária de Políticas Sociais, Adriana Brito, reforçou a importância da participação das famílias junto aos órgãos públicos que compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes. ”  As políticas públicas de defesa as nossas crianças ainda precisam ser aprimoradas para que possam garantir na sua integralidade os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, mas também é fundamental que as famílias se façam presente no cotidiano de seus filhos junto com a escola, o CRAS, o Conselho Tutelar e tantos outros órgãos, pois só com um esforço conjunto poderemos assegurar um futuro digno para estes pequenos cairuenses”, enfatizou a secretária.
ASCOM

Deixar uma Resposta

Não serão autorizados comentários com palavras de teor ofensivo, como xingamentos, palavrões e sobretudo ofensas pessoais.