Cairu realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “Democracia e Saúde”, a 6ª Conferência Municipal  de Saúde de Cairu realizada nesta terça-feira (09), no Convento Santo Antônio, discutiu melhorias para a Saúde Pública com base em três temas-eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde: “Saúde como Direito”, Consolidação dos Princípios do SUS” e “Financiamento Integral”. O encontro reuniu usuários, trabalhadores e gestores da Saúde Pública tendo  como objetivos debater, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios/diretrizes do SUS como direito à saúde, universalidade, integralidade e equidade do sistema. 

O evento que tem um fundamental papel nas definições das diretrizes na política públicas voltadas à saúde, contou com a presença e teve sua mesa simbólica formada pela secretária de Saúde Italuana Guimarães; representando o prefeito Fernando Brito, o secretário da Administração Valdinei da Cruz; a secretária de Políticas Sociais Adriana Brito e o secretário do Conselho Municipal de Saúde Aloísio Nascimento. Os participantes assistiram a palestra magna “Saúde como Direito” ministrada pelo enfermeiro Adilson Ribeiro e na sequência grupos foram formados para a discussão dos eixos temáticos e elaboração das propostas que após votação serão encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde. Também foram eleitos os representantes do município que irão defender as propostas eleitas na Conferência Regional, bem como na Estadual e Nacional.

“As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política públicas de saúde. Aqui também são espaços de trocas de experiências entre usuários, trabalhadores e gestores para o fortalecimento do SUS”, ressaltou a secretária Italuana Guimarães.

 

ASCOM

Deixar uma Resposta

Não serão autorizados comentários com palavras de teor ofensivo, como xingamentos, palavrões e sobretudo ofensas pessoais.