Cairu festeja tradição secular do Reisado de São Benedito

 

Conguinhos e Chegancinhas (Divulgação)

Com mais de quatrocentos anos a festa de reis no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia, mantém os rituais e apresenta no domingo (7/1), o Reisado de São Benedito, uma festa em louvor a um dos padroeiros da cidade. 

Durante a festa, em que o sagrado e profano interagem em harmonia, há espaço para o som, as cores, o sincretismo, a cultura e a fé. A celebração tem origem no Brasil Império, quando os escravos da região se vestiam como reis, para celebrar o patrono negro. A tradição se repete até hoje, quando a família real, se coloca em local de destaque no altar da igreja. 

Mantendo a memória centenária, a cidade prepara uma programação especial que começa na madrugada, a população amanhece em festa, com a alvorada festiva e queima de fogos, que anunciam a chegada das embarcações.  

Congo e Chegança (Divulgação)

Pontualmente às 10h, os grupos se reúnem no cruzeiro do Convento de Santo Antônio. Em seguida, embalados pelos sons das manifestações culturais o cortejo segue pelas ruas da cidade.

A programação segue após a missa, com o desfile de grupos culturais como o Congos e Chegança, a Fanfarra Municipal de Cairu (FAMUCA), Filarmônica Centenária Cairuense, Congos Mirins de Cairu, a Dondoca e a Barquinha pelas ruas históricas da cidade. 

O ponto alto, no entanto, acontece à tarde, quando as famílias voltam a se reunir no adro do convento para o anúncio do novo reinado. Neste momento acontece a descida da bandeira de São Benedito. No mastro estão presos pedaços de cana que, segundo a tradição religiosa, serve para curar diversas enfermidades. Por isso, é dividido entre os presentes. A  programação festa se estende até segunda-feira com  a apresentação da Barquinha. 

Confira a programação:

07/01 – Festa de Reis com entrega do Reinado

10h – Missa ( Solene em homenagem a São Benedito)

12h – Cortejo da Comunidade e de toda a cultura Cairuense

14h – Troca de Coroas – Reinado 2018/2019 ( Frente ao Convento)

15h – Bandeira – procissão

08/01 – Segundo Dia Festa de Reis com entrega do Reinado

15h – Apresentação da Barquinha com saída do Convento

 

São Benedito

O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.

O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações folclóricas repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu a celebração acontece sempre no primeiro domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.

Mais informações, e agenda de entrevistas com o prefeito de Cairu, Fernando Brito, podem ser solicitadas através dos telefones abaixo. 

LK COMUNICAÇÃO

Deixar uma Resposta

Não serão autorizados comentários com palavras de teor ofensivo, como xingamentos, palavrões e sobretudo ofensas pessoais.