Cairu e Boipeba Recebem Exposição ” Os Jesuítas Passaram Por Aqui “

A trajetória dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo baseada no ensino da catequese em território nacional é o tema do projeto ‘Os jesuítas passaram por aqui: patrimônio cultural da missão do Fundo das Doze Léguas (1545-1758)’, selecionado no Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de um conjunto de oficinas itinerantes sobre educação patrimonial e exposição fotográfica realizada em sete municípios do Baixo Sul da Bahia por onde os jesuítas passaram e deixaram um legado. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade para importância histórica e cultural e a necessidade da preservação de tais patrimônios.

A iniciativa está exposta no Convento Santo Antônio, em Cairu, até o dia 07/05 e chega à  Boipeba a partir do dia 18/05, na Igreja do Divino Espírito Santo. A expectativa é que também aconteça em breve no Galeão.

O projeto, fomentado pelo IPAC e Fundo de Cultura, foi idealizado pelo especialista em Educação Patrimonial Josenildo Normandia, tendo a supervisão do Técnico do IPAC Murilo Jorge, e foi elaborada em quatro partes: observação, registro, exploração e apropriação do bem cultural. “Há uma necessidade de fornecer informações técnicas à comunidade sobre riqueza e importância histórica desse legado, buscando sensibilizá-los para a preservação e salvaguarda”, explicou o idealizador do projeto.
ASCOM
Os comentários estão fechados.