Atualização do Android Q Beta resolve conflito com gestos de navegação

 

Para seguir a tendência de aproveitar mais as telas de smartphones — que crescem mais e mais a cada ano — a Google optou por sacrificar os conhecidos botões inferiores do Android nas versões beta do Android Q. O novo design, por outro lado, acarretou em alguns problemas que, felizmente, a Google resolverá na próxima atualização.

Quase sendo uma cópia idêntica da navegação dos iPhones, o botão de “retorno” deixou de existir na parte inferior da tela para ser substituído por um gesto: deslizar do canto da tela para o centro. No entanto, tal método de navegação já foi adotado por muitos aplicativos — até mesmo os da Google — nos quais você pode puxar menus “escondidos” a partir do canto da tela. Essa confusão acabou ocasionando diversos apps sendo fechados por acidente em vez de simplesmente abrir as seções do aplicativo.

A alternativa dada pela Google aos usuários que adotarem o novo estilo de navegação é algo que já foi adotado por algumas aplicações. Para acionar esses menus laterais, basta manter o dedo no canto da tela por um momento e deslizá-lo para o centro assim que o menu começar a surgir. Não é a solução mais rápida, mas contorna o conflito entre os gestos do sistema e do aplicativo.

Mais reparos

Em uma matéria publicada pelo 9to5Google, um usuário diz ter tido acesso à próxima versão do beta do Android Q e nela ter descoberto um novo ajuste nas opções do sistema. Segundo o relato, seria possível mudar a sensibilidade para a detecção do gesto de retorno, junto a um aviso de que “maior sensibilidade pode conflitar com gestos semelhantes de outros aplicativos.”

 

qiuwdhqwu

Novo ajuste das configurações do Android

 

 

Por fim, a Google reconhece que há pessoas que não fazem questão de ter toda a tela com informações úteis e prefere o estilo antigo de navegação, com os três botões inferiores. Para esses usuários, é possível habilitá-los facilmente no Android Q e não se preocupar com os novos gestos.

E aí? Achou a mudança interessante ou ainda prefere os botões clássicos?

TecMundo

Os comentários estão fechados.