Associação criminalista diz que há ‘espetáculo’ em torno do julgamento de Lula

[Associação criminalista diz que há 'espetáculo' em torno do julgamento de Lula]

 

O Presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim), Jader Marques, disse ver “espetáculo” nas manifestações em torno do  julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte retoma na tarde desta quarta (4) análise do habeas corpus preventivo pedido pela defesa do petista para evitar sua prisão.

“Essa questão de Lula é muito grave, pois fica recheada de política partidária, de eleição, aquilo que, para nós, advogados e juízes, torra a paciência. Nosso trabalho é técnico. Estamos há 300 anos produzindo jurisprudência a respeito do que seja melhor. Depois de muitos anos, chegamos à conclusão de que as pessoas têm o direito de defesa e de que, ao final, elas serão presas”, afirmou Marques, em entrevista na manhã de hoje ao programa Bom Dia com Mário Kertész, da Rádio Metrópole.

Na avaliação do presidente da Abracrim, certos posicionamentos nas redes sociais também agravam a imagem das instituições do país. “Se as pessoas são criminosas e perigosas, vão ser presas preventivamente. Agora, até o Exército se manifesta […] e o TRF do Rio Grande do Sul vai lá e curte o tweet do general. As coisas viraram espetáculo. Todos precisam dos seus cinco minutos de fama”, disse.

Condenado na segunda instância a 12 anos e um mês de prisão, Lula é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarjá (SP).

Bocão News

Os comentários estão fechados.