10 emojis com duplo sentido para usar (ou não) nas redes sociais

Emojis com duplo sentido são mais comuns do que se imagina. A definição pensada pelos desenvolvedores das carinhas nem sempre é bem compreendida pelos usuários. Há ainda os casos em que os desenhos são entendidos, mas ganham interpretações que fazem mais sucesso do que o significado original — como é o caso da berinjela ou do pêssego, que adquiriram conotação sexual.

Para que você não caia em armadilhas e, até mesmo, saiba proteger as crianças de mensagens maliciosas, o TechTudo preparou uma lista com emojis ambíguos.

 

Emojis podem ser interpretados de maneiras diferentes (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Emojis podem ser interpretados de maneiras diferentes 

1. Florzinha da Gratidão

Por dois anos seguidos, próximo ao Dia das Mães, o Facebook disponibilizou o símbolo de uma flor, juntamente com as reações da rede social: curtir, amar, gargalhar, surpresa, tristeza e raiva. Quando o usuário clicava sobre a opção, diversas flores subiam pelo post correspondente simbolizando gratidão. Desde então, a florzinha roxa virou sinônimo de gratidão.

 

Florzinha roxa no Facebook indica gratidão (Foto: Divulgação/ Facebook)

Florzinha roxa no Facebook indica gratidão

2. Lua

A lua é bastante incompreendida pelos usuários das redes sociais e apps de mensagens. Isso porque sua representação foge um pouco da realidade e dá margem para diversas interpretações. Há uma corrente que circula pelo WhatsApp que associa cada uma das imagens de lua a um tipo de proposta sexual. Embora não seja este o significado oficial das luas, muitas pessoas usam com esta conotação.

 
 

O emoji de lua é pouco compreendido pelos usuários (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

O emoji de lua é pouco compreendido pelos usuários 

3. Lenny Face ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Conhecida por diferentes nomes, e também pela expressão “aquela carinha”, a mistura de caracteres especiais ficou famosa, principalmente em fóruns e em redes sociais, por ser associada a comentários maliciosos ou de deboche. No entanto, supostamente, quando ela foi criada, tinha um significado muito mais inocente. Acredita-se que a Lenny Face (ou Le Lenny Face ou ainda Le Face Face) surgiu em 2012 em um fórum finlandês. Em meio a uma enorme discussão sobre as configurações de spam da página, um usuário anônimo postou a carinha pela primeira vez, como forma de expressar seu sentimento quanto à quantidade enorme de mensagens. Em poucas horas, o emoticon já havia dominado o mundo.

4. Berinjela e banana

Um simples legume e uma fruta inocente, muitas vezes, são usados para representar o órgão sexual masculino. Haja criatividade.

 

Os emojis de banana e berinjela ganharam um teor nada inocente (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Os emojis de banana e berinjela ganharam um teor nada inocente

 

5. Pêssego

O pêssego virou sinônimo de “bumbum” depois que a socialite Kim Kardashian postou uma foto em seu perfil no Snapchat, usando um vestido com a mesma cor e acompanhado do emoji da fruta. Nunca mais o desenho foi visto na mesma forma.

 
O novo significado dado ao emoji de pêssego pela socialite Kim Kardashian viralizou (Foto: Reprodução/ Snapchat e Emojipedia)

O novo significado dado ao emoji de pêssego pela socialite Kim Kardashian viralizou 

6. ‘Posso ajudá-lo?’

Se você já usou essa bonequinha para simbolizar uma mexida no cabelo de sarcasmo ou expressar que estava cheia de si, o fez de forma errada. Essa personagem foi pensada para representar uma atendente de balcão disposta a ajudar.

 

Nada de sarcasmo. Esse emoji representa uma menina cheia de boa vontade (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Nada de sarcasmo. Esse emoji representa uma menina cheia de boa vontade 

7. Oração ou High-five?

Essas duas mãozinhas já geraram bastante especulação. Muita gente as usa para simbolizar um momento de oração, enquanto outras acreditam que seja a representação de um high-five (duas pessoas batendo as mãos em comemoração). Na realidade, o gesto remete à forma como os japoneses agem para dizer “por favor” ou “obrigado”.

 
 

Esse emoji não representa oração nem high five (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Esse emoji não representa oração nem high five 

8. Vendo estrelas

Seria uma estrela cadente ou uma chuva de cometas? De acordo com os desenvolvedores, essa imagem pode ser enviada para mostrar que o usuário está desnorteado, no mesmo estilo usado pelos ilustradores de desenhos animados e histórias em quadrinhos.

 

Este emoji poderia representar uma estrela cadente, mas não é isso que significa (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Este emoji poderia representar uma estrela cadente, mas não é isso que significa 

9. Ela não está dançando

Quem usou essas duas imagens para representar um movimento de dança, errou. O primeiro desenho significa “ok” (seria um círculo feito com todo o corpo). O segundo, simplesmente, é “não”, gesto extraído de um programa de televisão chamado “Deal or not Deal” quando o participante recusava a fechar um negócio.

 

Estes emojis não representam um movimento de dança, mas ok e não, respectivamente (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

Estes emojis não representam um movimento de dança, mas ok e não, respectivamente 

 

10. Bufando

Claramente, este bonequinho está bufando de raiva, não é mesmo? Não. De acordo com os desenvolvedores, essa figura representa o triunfo por alguma conquista. Dá para acreditar?

 

O emoji acima não representa raiva, mas triunfo (Foto: Reprodução/ Emojipedia)

O emoji acima não representa raiva, mas triunfo

Tech Tudo

Os comentários estão fechados.